Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

A competição revela o representante brasileiro na Copa do Mundo de Slam

Publicado em 07/12/2016

Atualizado às 10:36 de 03/08/2018

Libras

Entre os dias 15 e 18 de dezembro, o Itaú Cultural recebe poetas de todo o Brasil para a terceira edição do Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada. Nos quatro dias de evento, os campeões de 29 poetry slams de todo o país competem por uma vaga na Copa do Mundo de Slam, que acontece na França em 2017.

Poetry slams são batalhas de poesia falada celebradas em mais de 500 comunidades do mundo. Surgidas na década de 1980, nos Estados Unidos, desde 2008 vêm se espalhando pelo Brasil. A programação do Slam BR apresenta diversas atividades da fase final do campeonato brasileiro. Na quinta-feira 15, os poetas participam de duas finais: Menor Slam do Mundo (um slam de poemas curtos) e ZAP! (a final do primeiro poetry slam do país). Também há o sorteio das chaves que competirão no dia seguinte, quando cada um dos seis grupos – compostos de cinco poetas – passa por duas rodadas de competição. São selecionados dois poetas de cada chave, totalizando 12 participantes que passam para as semifinais.

No dia 17, os primeiros colocados das chaves A e C competem com os segundos colocados dos grupos B e D; os primeiros colocados das chaves E e F competem com os segundos colocados dos grupos A e C; e os primeiros colocados das chaves B e D competem com os segundos colocados dos grupos E e F. Das batalhas, seis poetas passam para a grande final, que acontece no dia 18, domingo, e revela o representante brasileiro na Copa do Mundo de Slam.

Todas as atividades são abertas ao público e contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Saiba mais na aba Programação.

Compartilhe