Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Tayó – o Musical

Kiusam de Oliveira e Morabeza Nação convidam o público para conhecer Tayó

Publicado em 04/11/2016

Atualizado às 10:34 de 03/08/2018

Libras

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, às 19h, Kiusam de Oliveira e Morabeza Nação sobem ao palco do Auditório Ibirapuera para apresentar Tayó – o Musical. O espetáculo, baseado na história do livro O Mundo no Black Power de Tayó, de autoria de Kiusam, traz composições de Renato Gama – que vão costurando a narrativa –, interpretadas por Mariana Per e tocadas ao vivo pelo compositor, ao lado dos músicos LéoCarvalho e Ronaldo Gama.

Segundo Kiusam, que interpreta a mãe da personagem no espetáculo, o livro – assim como o musical – conversa diretamente com as crianças e imediatamente com as crianças negras. “Ele fala sobre o penteado black power nos cabelos crespos. Isso faz muita diferença para a criança negra em geral e para as meninas em particular, já que os primeiros xingamentos direcionados a elas costumam vir por causa dos cabelos crespos”, explica.

Tayó – o Musical narra a história de uma menina negra cujo nome significa “da alegria”. Ela ama seus cabelos crespos, que estão sempre com o penteado black power. Certa de que é uma princesa, Tayó imagina uma linda coroa de palha da costa, búzios e ouro sobre seus cabelos, cuidadosamente penteados, enfeitados e valorizados por sua mãe. Neles a doce garota carrega flores, tiaras, borboletinhas e sua ancestralidade. Certo dia, Tayó vai à escola e os colegas de classe dizem que seus cabelos são ruins – o que a deixa pensativa. Mas como será que ela vai responder a isso?

“A partir desse momento, há toda uma relação que eu, como autora, faço com o planeta Terra e a circularidade que um penteado pode carregar”, aponta Kiusam. “O black power nos cabelos crespos é um penteado de resistência. Ninguém o valoriza na sociedade brasileira. Quem usa esse penteado está peitando essa sociedade, que diz o tempo todo que cabelos bonitos são os lisos. Então, não é fácil sair com seus cabelos crespos, ainda mais para uma criança.”

Kiusam acrescenta que tenta mostrar de forma lúdica que os cabelos crespos sempre carregaram – e vão continuar carregando – muito mais do que aquilo que pode apenas ser visto, como adornos e enfeites. “Eles carregam toda uma ancestralidade, toda uma luta de negros e negras que morreram para que hoje nós pudéssemos estar aqui, falando sobre isso, trazendo arte e cultura a partir de algo que já causou tanto sofrimento e que foi artigo de diferenças”, explica. “Nós conseguimos driblar isso trabalhando essa temática.”

A proposta de transformar o livro em musical veio do olhar atento de uma pessoa comum à autora e ao compositor Renato Gama, a bibliotecária Érika Ruiz Vinagrete. Segundo Renato, a obra chegou a suas mãos em 2015, a partir do convite de Érika para ele conhecer Kiusam e tentar desenvolver com ela um trabalho em conjunto. Kiusam revela que achou ótima a ideia, já que vinha inclusive ao encontro de uma solicitação ancestral: “Não de um musical, mas de um teatro. Foi assim que entramos em contato, pensando em uma produção”.

“Esse livro é de fundamental importância para a criança negra no que diz respeito à autoestima e ao fortalecimento de sua identidade”, diz Renato. “Nós, do grupo Morabeza Nação, damos vida musical a ele por meio das canções do espetáculo. Eu fico pensando em quanto Kiusam possibilita o empoderamento dos pequenos a partir da história de Tayó; em como uma obra pode ser o caminho e pode transformar a vida de tantas pessoas, de tantas meninas negras. Isso tem uma importância sem tamanho.”

Confira, na aba vídeos, o teaser do espetáculo.

Tayó – o Musical
domingo 20 de novembro de 2016
às 19h
duração: 60 minutos (aproximadamente)

[Entrada gratuita. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.]

[livre para todos os públicos]

 

 

Compartilhe