Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Te Dou Minha Palavra

Contos populares, folclóricos, causos, mitos e lendas de diversas origens foram gravados ao vivo na sede do Itaú Cultural em 2007....

Publicado em 10/05/2012

Atualizado às 20:32 de 02/08/2018

Ouça a playlist: Playlist: Te Dou Minha Palavra

Contos populares, folclóricos, causos, mitos e lendas de diversas origens foram gravados ao vivo na sede do Itaú Cultural em 2007. Profissionais do teatro, educadores e professores revelam mundos cheios de fantasia, além de apresentar as diferentes maneiras de contar uma história! Ouça!

No player ao lado, você tem acesso à série completa, podendo ouvir todos os programas na ordem descrita abaixo. Se quiser, pode avançar ou voltar para programas que já ouviu, usando as setas localizadas nas laterais do player.

Caso prefira ouvir um programa de cada vez, separadamente, clique nos nomes dos contadores de histórias, na lista abaixo.

Helena Faria

História 1

A educadora portuguesa conta uma lenda, de origem africana, sobre a criação do homem e da mulher. Duração: 12 minutos.

História 2

Especialista em estudos de teatro, a contadora narra uma história, de origem japonesa, sobre o amor de um casal. Duração: 17 minutos.

História 3

Narrativa, inspirada em um conto do escritor Xavier do Campo, sobre um primeiro amor. Duração: 8 minutos.

História 4

Neste conto, três irmãos encontram uma bruxa no meio de um bosque. Duração: 11 minutos.

Geraldo Tartaruga

História 1

O contador paulista narra a trajetória de um jovem que deixa o sertão para conhecer a cidade e recebe um curioso conselho de seu pai. Duração: 17 minutos.

História 2

O contador, que retrata alguns de seus personagens em barro, traz a história de um rei que busca um marido para sua filha, uma princesa de 12 anos. Duração: 16 minutos.

História 3

Nesta história, uma mulher, que sonha em ter um filho, pede a um santo que realize seu desejo. Duração: 21 minutos.

Carmelina de Toledo Piza

História 1

A criadora do Espaço para Arte de Contar Histórias apresenta narrativa sobre menina que cuida de uma estrela que caiu do céu. Duração: 5 minutos.

História 2

Pequena princesa atormentada por fantasma é a personagem central deste conto narrado pela fundadora da Cia. da Tia Carmelina, que desenvolve trabalhos voluntários. Duração: 7 minutos.

História 3

A contadora de histórias apresenta narrativa sobre Lolita, uma minhoca marrom que quer mudar de cor. Duração: 7 minutos.

História 4

Depois de ouvir um barulho parecido com um tiro de canhão, animais de uma fazenda vão atrás do Rei Leão. Duração: 5 minutos.

História 5

Narrativa sobre um príncipe sempre insatisfeito. Duração: 10 minutos.

História 6

Palavra mágica marca a história de amor de dois velhinhos. Duração: 8 minutos.

Cia. Rodamoinho

História 1

Uma idosa humilde chamada Tia Miséria faz um trato com a morte neste conto narrado por Fabiano Assis e Renata Flaiban. Duração: 10 minutos.

História 2

Os contadores de histórias Fabiano Assis e Renata Flaiban apresentam conto sobre um homem que fica cego e pede aos filhos que saiam em busca de uma cura para seu problema. Duração: 11 minutos.

História 3

Jabuti tenta recuperar uma flauta, emprestada para um jacaré, nesta narrativa da dupla Fabiano Assis e Renata Flaiban. Duração: 5 minutos.

Michael Harvey

História 1

Um dos contadores de histórias mais conhecidos da Grã-Bretanha, o professor da Universidade de Glamorgan, no País de Gales, apresenta conto sobre um menino que tenta capturar uma sereia, mas é desaconselhado pela família. Duração: 21 minutos.

História 2

O professor e contador de histórias britânico narra conto sobre um pássaro que pede a um rei um pouco de fogo para aquecer os habitantes de um mundo muito frio. Duração: 15 minutos.

História 3

Um santo que visita os amigos em uma montanha protagoniza este conto narrado pelo professor e contador de histórias britânico. Duração: 9 minutos.

História 4

O professor e contador de histórias britânico apresenta narrativa sobre duas meninas que, depois de uma tempestade, encontram uma sereia na praia. Duração: 8 minutos.

Zé Bocca

História 1

O ator, contador de histórias e coordenador do Núcleo de Contação da cidade de Votorantim, no interior de São Paulo, narra o surgimento de uma árvore misteriosa, que intriga os animais que vivem na floresta. Duração: 12 minutos.

História 2

Casal faz de tudo para curar a doença do filho pequeno neste conto narrado pelo ator e contador de histórias. Duração: 9 minutos.

Kelly Orasi

História 1

Macunaíma, o herói sem caráter, e Curupira, figura do folclore brasileiro, reúnem-se neste conto narrado pela atriz, contadora de histórias e co-fundadora do Núcleo Trecos e Cacarecos da Cooperativa Paulista de Teatro. Duração: 13 minutos.

História 2

A atriz e contadora de histórias apresenta narrativa sobre um pintinho curioso, retirado do livro Fofinho, da escritora Teresa Noronha. Duração: 10 minutos.

Karla Martins

História 1

Uma mulher grávida conhece um hipopótamo ao se banhar em um rio neste conto apresentado pela atriz e integrante da Rede Latino-Americana de Contadores de Histórias. Duração: 5 minutos.

História 2

A atriz e contadora de histórias apresenta conto sobre um rei preocupado com o único filho, um príncipe calado e silencioso. Duração: 9 minutos.

Cris Velasco

História 1

O pesadelo de uma criança de 5 anos é a matéria-prima deste conto de autoria coletiva, narrado pela artista plástica e educadora do Centro de Estudos Casa Redonda. Duração: 15 minutos.

História 2

Uma senhora prepara bolinhos para os netos, mas um dos doces foge para conhecer a floresta. Saiba o que mais acontece neste conto, narrado pela apresentadora do projeto Dançando Histórias, que reúne cantos, dança e narrativas tradicionais. Duração: 9 minutos.

Stela Barbieri

A artista plástica, educadora e contadora de histórias apresenta um conto sobre um xeique que tem a vida transformada depois de realizar os desejos de três mulheres. Duração: 21 minutos.

Neide Palumbo

Contadora de histórias caiçaras, a paulista narra um breve conto sobre os hábitos estranhos de Cauê, um pequeno cachorro. Duração: 9 minutos.

Ilan Brenman

História 1

O escritor e contador de histórias narra conto popular das Ilhas Canárias sobre uma mulher que começa a criar narrativas para não apanhar do marido, um lenhador. Duração: 3 minutos.

História 2

Um velho árabe desconhecido pelos moradores de uma cidade é o personagem central dessa história. Duração: 1 minuto.

História 3

Ermitão invade um banquete preparado para um importante califa. Duração: 2 minutos.

História 4

Conto do sábio popular Nasrudin, citado em vários ditados das tradições persa, árabe e turca. Duração: 2 minutos.

História 5

Breve história sobre o encontro do sábio Nasrudin com um filósofo. Duração: 1 minuto.

História 6

O contador de histórias volta a tratar do sábio Nasrudin, que nesta narrativa tenta fazer um discurso a pedido do prefeito de uma cidade. Duração: 2 minutos.

História 7

Pequeno conto de origem africana, repetido por várias culturas do mundo. Duração: 1 minuto.

História 8

História popular de origem árabe sobre um homem muito rico. Duração: 4 minutos.

Cia. Dedo de Prosa

No conto O Velho, um homem sai de casa para vender seu cavalo e volta com um saco de maçãs podres nesse conto do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, interpretado pela Cia. Dedo de Prosa. Duração: 12 minutos.

Compartilhe