Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Teatro de Objetos: Desumanização nas Grandes Cidades

Grupo Sobrevento Intercâmbio e peça teatral São Paulo / SP Proposta de criação de um espetáculo inédito construído por meio do...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Grupo Sobrevento
Intercâmbio e peça teatral
São Paulo
/SP

Proposta de criação de um espetáculo inédito construído por meio do intercâmbio entre o Grupo Sobrevento e três companhias internacionais de teatro de objeto.

Representantes de cada uma delas foram escolhidos por um tipo de contribuição: Christian Carrignon, do Theatre de Cuisine (França), que se dedica à pesquisa teórica e aos princípios técnicos; Agnés Limbos, da La Gare Central (Bélgica), que se foca na dramaturgia a partir da relação entre ator e objeto; e Antonio Catalano, da Degli Alfieri (Itália), que se aprofunda na questão da subjetividade, na medida em que nesse tipo de teatro algo figurativo ganha um novo significado.

Os intercâmbios tornaram-se uma ferramenta essencial para a circulação de ideias, o desenvolvimento artístico e a reciclagem de artistas do Sobrevento. Durante o primeiro semestre de 2015, as companhias visitaram o Brasil e, além de contribuir para a criação da peça inédita, realizaram apresentações individuais, ensaios abertos e oficinas.

Todo o processo resultou no espetáculo , que trata da desumanização nas grandes cidades. O roteiro foi baseado em O Desaparecido ou Amerika, romance inacabado de Franz Kafka. No espetáculo, não se utilizou o texto original do autor tcheco, mas sim a atmosfera da obra.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe