Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Teatro Popular Solano Trindade

Comemoração de 40 anos do espaço cultural

Publicado em 06/07/2015

Atualizado às 12:17 de 12/08/2021

O Teatro Popular Solano Trindade está comemorando 40 anos de atividades. E, para celebrar a data, a família Trindade e os integrantes desse importante espaço cultural convidam o público para participar de uma grande festa no Auditório Ibirapuera, onde apresentam um pouco dessa trajetória por meio de dança, música, poesia e contação de histórias.

No espetáculo 40 Anos do Teatro Popular Solano Trindade Lança o CD Ossé – Vitor da Trindade, Raquel Trindade, artista plástica, coreógrafa e folclorista, a Kambinda, filha mais velha de Solano, recepciona a todos, ainda no foyer da casa, dançando ao ritmo do Samba Lenço Rural Paulista e do Coco de Alagoas e Pernambuco.

Na sequência, o público será levado à plateia interna do Auditório para acompanhar a história desses 40 anos, além das composições do CD Ossé, de Vitor da Trindade, que traz no repertório poemas do patrono do teatro, o pernambucano Solano Trindade (1908-1974), conhecido como poeta do povo, além de folclorista, teatrólogo e artista plástico.

Em 1950, Solano Trindade criou, no Rio de Janeiro, o Teatro Popular Brasileiro, com a coreógrafa e terapeuta ocupacional Maria Margarida da Trindade (sua esposa) e o sociólogo e historiador Edison Carneiro. O Teatro Popular Solano Trindade dá continuidade a esse trabalho.

Fundado em 1975 na cidade de Embu das Artes, em São Paulo, por Raquel Trindade, o Teatro Popular Solano Trindade, principal grupo de teatro negro do país, tem como lema a frase que era o objetivo maior de seu patrono: “Pesquisar na fonte de origem e devolver ao povo em forma de arte”.

A apresentação no Auditório é apenas o pontapé inicial das comemorações de aniversário desse núcleo cultural conduzido pela família Trindade, que segue como referência na pesquisa, na divulgação e na disseminação da cultura negra, popular e urbana no país, contribuindo para a formação e a valorização da identidade afro-brasileira.

Teatro Popular Solano Trindade
sábado 25 de julho
às 20h
duração: 90 min (aproximadamente)
Gratuito – ingressos distribuídos com uma hora e meia de antecedência
[livre para todos os públicos]

Compartilhe