Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Terça Tem Teatro – outubro de 2016

A programação do mês reúne o Teatro Oficina, a Cia. Bruta de Arte, Christiane Tricerri e Beto Matos em peças nas quais o tom é dado pelo...

Publicado em 23/09/2016

Atualizado às 10:32 de 03/08/2018

Libras

Manifesto e denúncia, provocação e escândalo, homem e tanque, sucesso e submissão. O Terça Tem Teatro traz quatro peças em que o confronto – social, subjetivo ou estético – parece fundamental: Para Dar um Fim no Juízo de Deus, do Teatro Oficina; A Merda (La Merda), texto de Cristian Ceresoli com direção e atuação de Christiane Tricerri; Homem da Camisa Branca, de Beto Matos; e Máquina de Dar Certo, da Cia. Bruta de Arte. Os eventos ocorrem de 4 a 25 de outubro, às 20h, no Itaú Cultural, em São Paulo.

Para Dar um Fim no Juízo de Deus é exibida no dia 4. A montagem retrabalha um texto do dramaturgo, diretor, poeta e ator Antonin Artaud (1896-1948) para veiculação na rádio. Com atuação de, entre outros, Zé Celso e Pascoal da Conceição, a peça força os limites do que é “aceitável”, atravessando a loucura, explorando as secreções do corpo, procurando atingir um “estado de vida poética”. Leia uma crítica da peça no site da revista Cult.

A Merda (La Merda), que ocorre no dia 11, é o monólogo de uma mulher nua iluminada por holofotes em um pedestal de circo, discorrendo sobre violência, condição da mulher, hipocrisia social e outros temas, em um jorro. De acordo com o seu criador, “La Merda é um fluxo de consciência em que há uma explosão múltipla de ideias simultâneas, uma espécie de peça contrapontística escrita como se fosse música”.

Sucesso internacional de público e crítica, o espetáculo é baseado na criação original de Silvia Gallerano e Cristian Ceresoli e apresentado em acordo com as produtoras Frida Kahlo Productions, Richard Jordan Productions e Produzioni Fuorivia, em associação com a galeria Summerhall.

Homem da Camisa Branca situa público e ator no âmbito de uma das fotos mais fortes do século XX: a de um homem chinês que se contrapõe a uma fileira de tanques, na Praça da Paz Celestial, em Pequim, no ano de 1989 (veja a imagem). O espetáculo se põe no ponto de vista do condutor do tanque e enfoca o seu confronto com o manifestante. Depois da apresentação, Beto Matos conversa com o público (leia em O Globo um artigo do diretor sobre as inspirações da montagem).

Composta de atores que integravam o Núcleo Experimental dos Satyros, a Cia. Bruta de Arte estreou em 2009. Máquina de Dar Certo, de 2012, sua terceira peça, se inspira nas experiências com animais praticadas pelo psicólogo Frederic Skinner (1904-1990), que buscava, por exemplo, descobrir como condicionar o comportamento dos espécimes. Na peça, algumas pessoas aceitam participar de um experimento do tipo – suas reações são estimuladas por sons e luzes, suas ações são comandadas por uma autoridade obscura.

Outras informações na aba Programação.

Terça Tem Teatro – outubro de 2016
terças 4, 11, 18 e 25 de outubro
às 20h

Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 254 lugares
[duração aproximada: 90 minutos]
[confira a classificação indicativa de cada peça]

Entrada gratuita
[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa]

Compartilhe