Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra Cine Pipoquinha

A mostra de filmes conta com animações brasileiras para curtir durante o feriado

Publicado em 31/10/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

Grandes aventuras, muita magia e confusão. Entre os dias 15 e 18 de novembro, o Itaú Cultural apresenta o Cine Pipoquinha. São ao todo 21 animações brasileiras que revelam temas e histórias diversas, como a de um caranguejo esperto que precisa ajudar sua amiga Tartaruga Mãe e a de uma pombinha branca que se prepara ansiosamente para receber seu namorado em casa. Os filmes  são exibidos sempre às 11h, com entrada gratuita.

As animações direcionadas ao público infantil são originárias de vários estados brasileiros e foram reunidas em programas com cerca de 45 minutos de duração cada um. O programa #1 será exibido na quinta (15) e no sábado (17), e o programa #2 na sexta (16) e no domingo (18).

O evento, idealizado por Loic Gosselin, com curadoria de Verena Kael e Luciana Nogueira e edição de programação de André Gavazza e Danilo Lemos, tem como objetivo divertir e estimular nas crianças o hábito de frequentar o cinema.

Veja abaixo a lista completa de curtas-metragens e para saber a seleção de cada programa, confira a programação.

Cine Pipoquinha
quinta 15
11h
programa #1

sexta 16
11h
programa #2

sábado 17
11h
programa #1

domingo 18
11h
programa #2

sinopses dos programas
programa #1

Animágico! O Grande Truque,
de Paulo Henrique de Aragão, São Paulo (SP), 2011, 1min30
Animágico!
nos leva de volta à magia e ao inusitado dos filmes criados pelos pioneiros da arte audiovisual. Nesta apresentação repleta de surpresas e improbabilidades, nunca se sabe qual será o próximo grande truque!
[indicado para todas as idades]
L

Gente Grande, de Walkir Fernandes, Curitiba (PR), 2010, 1min30
Qual o seu poder para ajudar o mundo, tendo o tamanho que tem?
[indicado para todas as idades]
L

Brincadeira de Criança, de Cristiano Alves de Oliveira, São Paulo (SP), 2008, 2min
Um grupo de crianças brinca no parque. Sentado em um banco, um menino sem uma das pernas observa atentamente até que supera o medo de ser rejeitado e pede para participar da brincadeira.
[indicado para todas as idades]
L

Contemporânimos, de Julio Carvalho, Rio de Janeiro (RJ), 2009, 1min48
Um maestro entra em cena e, ao som de uma belíssima melodia, interage com instrumentos, engrenagens e outras parafernálias que saem de sua cabeça.
[indicado para todas as idades]
L

Os Pequerruchos – "Pai Francisco/Marcha Soldado", de Ana Claudia Grilo de Modesti e Júlio César de Modesti, São Paulo (SP), 2011, 2min
A turminha Os Pequerruchos é formada por cinco amigos: Dudinha, Julinho, Aninha, Pepinho e Fabinho. Eles vivem juntos e estão sempre a procura de novas aventuras! Sua brincadeira favorita é fazer teatro, pois gostam de se fantasiar e de interpretar histórias. Na interpretação da música “Pai Francisco/Marcha Soldado” o delegado Julinho e o Pai Francisco Pepinho vão agitar as coisas no quartel!
[indicado para todas as idades]
L

Caranga – Do Outro Lado do Manguezal, de Chicolam, Joinville (SC), 2011, 5min30
Caranga é um caranguejo esperto que conhece o manguezal como a palma de sua “garra”. Destemido e valente, ele faz de tudo para proteger seu hábitat e seus amigos que também moram lá. Nesta aventura ele descobre o outro lado do manguezal ao ajudar sua amiga, a Tartaruga Mãe, numa história cheia de ação.
[indicado para todas as idades]
L

Calango!, de Alê Camargo, Brasília (DF), 2007, 8min
Um esfomeado calango decide que um grilo será sua próxima refeição, mas as coisas não serão tão simples quanto ele imagina. Ação, humor e uma perseguição desenfreada numa animação 3D bem brasileira.
[indicado para todas as idades]
L

Eu Queria Ser um Monstro, de Marão, Rio de Janeiro (RJ), 2009, 8min
Premiado pelo júri popular do Anima Mundi 2010, o curta em stop motion conta a história de um menino com bronquite que cria fantasias sobre ser um monstro.
[indicado para todas as idades]
L

Luan, O Cometinha, de Tiago Saad, Campinas (SP), 2010, 12min
Será que os cometas também ficam de castigo? Que história uma criança pode imaginar a partir disso? Um universo se abre e conhecemos Luan, um cometinha muito curioso que vai te levar para grandes aventuras!
[indicado para todas as idades]
L

 

programa #2

Em Quadros, de Jackson Abacatu, Belo Horizonte (MG), 2011, 1min
Embarque nesta incessante busca pela saída.
[indicado para todas as idades]
L

Doce Turminha e a Bola Cor de Chiclete, de Eduardo Drachinski, Santa Catarina (SC), 2010, 1min
Juju e sua bola cor de chiclete, um pacote com muitos chicletes de várias cores, e uma bola de chiclete da cor da bola da Juju. Esta confusão vai para o brejo!
[indicado para todas as idades]
L

Bomtempo, de Alexandre Dubiela, Belo Horizonte (MG), 2010, 1min30
Um homem passa por diversas mudanças climáticas até chegar ao trabalho.
[indicado para todas as idades]
L

Hurg, de Davi Lopes, São Paulo (SP), 2008, 2min
Na Pré-História um homem das cavernas faz com barro uma pequena escultura para sua amada, quando é surpreendido por um dinossauro. Será que ele conseguirá escapar da fera?
[indicado para todas as idades]
L

Remoto Controle Remoto, de Bruno Bask, São Paulo (SP), 2011, 2min40
Sebastião assiste passivamente à televisão. Não dá bola para o pai, para a mãe, nem para o irmãozinho pequeno. Quando as risadas de auditório parecem pequenas e presas dentro da tela da TV, é preciso desligar essa irrealidade e se sintonizar.
[indicado para todas as idades]
L

Pombinha Branca, de Fernando Augusto Dias, São Paulo (SP), 2010, 3min
Em animação baseada na cantiga de roda homônima, Pombinha Branca se prepara ansiosamente para receber seu namorado em casa, deixando tudo pronto para o encontro. Quando ele chega, as coisas não saem tão românticas como ela havia planejado.
[indicado para todas as idades]
L

Água em Jogo, de Higor Cerqueira, Rio de Janeiro (RJ), 2011, 3min
Imagine se toda a água do planeta fosse representada por uma única gota, personagem de um video game. Como a estamos tratando? Qual será seu fim se não tomarmos uma providência? Água é vida, devemos respeitá-la.
[indicado para todas as idades]
L

O Ninho, de Edson Mito, São Paulo (SP), 2008, 3min
Uma cegonha macho realiza uma reforma em seu ninho e, acidentalmente, derruba um dos ovos colocados por sua companheira. Quando tenta recuperá-lo, não percebe que se equivocou.
[indicado para todas as idades]
L

Bob Mosca, de David Corbalan, São Paulo (SP), 2009, 3min30
Bob é um carinha muito tranquilo, que gosta de passear, voando pelas cozinhas de todo o Brasil à procura de restos para degustar. Quando está em mais um de seus passeios, ele vê algo definitivamente sedutor: um delicioso bolo de chocolate. Porém, para chegar até ele Bob Mosca deve travar uma batalha contra o guardião do bolo, um inimigo terrivelmente mortal. Conseguirá Bob vencê-lo?
[indicado para todas as idades]
L

Epílogo, de Edgar Yagui, São Paulo (SP), 2009, 4min
Gustavo deixa de ir à escola todos os dias para ajudar sua família vendendo balas num cruzamento. Um dia, pelo reflexo da janela do carro, ele vê outro menino muito entretido com um livro sentado num banco de uma praça. Gustavo deixa de vender e vai ver que livro é esse que o menino está lendo tão concentrado. Chega por trás do banco da praça e, lenta e silenciosamente, espia por cima do ombro do menino, que percebe e tenta de todas as maneiras impedir que Gustavo leia o livro. Os dois travam uma batalha pelo livro que irá mudar suas vidas para sempre.
[indicado para todas as idades]
L

A Fábula da Corrupção, de Lisandro Santos, Porto Alegre (RS), 2010, 8min16
Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão é o vigia da casa, o gato é o caçador de ratos e o jumento é o meio de transporte. No porão da casa habitam vários ratos, que vivem roubando comida em quantidades tão pequenas que não prejudicam o negócio, mas a chegada de um rato estranho acaba com a harmonia do mercadinho.
[indicado para todas as idades]
L

Dona Tota e o Menino Mágico, de Adriana Meirelles, São Paulo (SP), 2010, 12min
Uma velha curandeira de uma pacata cidade do interior encontra um menino mágico foragido do circo.
[indicado para todas as idades]
L
 

Compartilhe