Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Trajetórias de José Leonilson e Jards Macalé chegam ao Canal Curta!

Documentário sobre os artistas será exibido em maio

Publicado em 03/05/2018

Atualizado às 10:19 de 03/08/2018

Artes visuais e música muito combinam com as telonas. E com as telinhas. Prova disso são os filmes sobre José Leonilson e Jards Macalé, ambos a ser exibidos no Canal Curta! em maio – o primeiro passará no dia 10, às 22h15; e o segundo no dia 14, no mesmo horário.

A Paixão de JL, produção do Itaú Cultural dirigida por Carlos Nader, integrou a lista de selecionados do É Tudo Verdade em 2015 e foi laureado, um ano depois, com o Prêmio Especial do Júri no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. Por sua vez, a obra de Eryk Rocha, Jards, ganhou o Prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2013.

Uma parceria póstuma

Há de se constatar um dado: José Leonilson Bezerra Dias bem adubou terreno para o que, tempos à frente, nasceu como narrativa audiovisual. Escultor, gravurista e pintor, nascido em 1957, o cearense (que, ainda pequeno, se mudou com a família para São Paulo) dotado de subjetividade gravou, no fim da vida, um diário em fitas cassete. Nelas teceu comentários e reflexões acerca de acontecimentos diversos do início da década de 1990.

Diagnosticado soropositivo, desenvolveu a infecção do vírus HIV e em seus depoimentos também deu corpo a essa luta por intermédio das palavras. Falecido em 1993, deixou as gravações na posse de um amigo, elo entre o artista e Carlos Nader. Este, quando de um convite do Itaú Cultural para a elaboração de uma homenagem a Leonilson, se lembrou das fitas, as pegou com o então dono e delas extraiu a história presente no documentário.

Aquele rapaz esforçado

Além de esforçado, talentoso. Jards Anet da Silva, carioca de 1943, tem na inquietude sua matéria-prima. Na esfera da canção, por exemplo, atua como cantor, compositor e produtor, testemunha e participante de episódios grandiosos da MPB. A estrada do criador de “Vapor Barato” é enredo para um ensaio poético-musical de Eryk Rocha. Trata-se de uma celebração do instante criativo do músico, a qual traz até momentos de afinação de um instrumento e de improvisos. Uma teia costurada para que o público acompanhe os inúmeros modos de criar e sentir de um nome que também se colocou na poesia, no teatro e, claro, no cinema.

 

Jards, filme de Eryk Rocha. 

Exibição no Canal Curta!

A Paixão de JL, de Carlos Nader

quinta 10 de maio de 2018

às 22h15

[classificação: 14 anos]

Jards, de Eryk Rocha

segunda 14 de maio de 2018

às 22h15

[livre para todos os públicos]

Compartilhe