Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Trio Gato com Fome

O trio interpreta os sambas rurais de Raul Torres

Publicado em 07/10/2016

Atualizado às 10:32 de 03/08/2018

Nascido na cidade de Botucatu, em São Paulo, o cantor e compositor Raul Torres (1906-1970) ficou conhecido por suas contribuições à música caipira brasileira. No início de sua carreira, porém, se arriscou em outros ritmos brasileiros e gravou uma série de sambas, marchas e batuques. Com o propósito de fazer uma homenagem a esse músico interiorano e revelar um dos vários recortes do samba paulista, Cadu Ribeiro (pandeiro), Gregory Andreas (cavaquinho) e Renato Enoki (violão de sete cordas), do Trio Gato com Fome, regravaram esses registros em seu mais novo álbum. No dia 27 de outubro, às 20h, o conjunto realiza o show de lançamento desse trabalho no palco do Itaú Cultural.

Intitulado Trio Gato com Fome em Busca dos Sambas de Raul Torres (2015), o disco é o segundo da carreira do grupo. O primeiro, que leva o nome do conjunto, foi lançado em 2011 e apresentou releituras de sambas consagrados e composições autorais. No novo trabalho, o trio segue sua tradição de percorrer o samba em suas mais variadas vertentes, sempre de forma bem-humorada. Desta vez, enfocando a produção paulista, foge de nomes já bastante renomados, como Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, e toma como personagem o caipira Torres, um dos primeiros sambistas paulistas e o primeiro a emplacar um samba rural em âmbito nacional. O trio procura dar ênfase à facilidade que o músico tinha em transitar entre o samba paulista – com suas influências rurais – e o samba carioca.

O disco conta com dez canções, entre elas “A Cuíca Tá Roncando”, “A Baiana Diz que Tem”, “Catenguerê”, “Malandro da Barra Funda” e “Bananeira”. Há a participação dos músicos Osvaldinho da Cuíca, Proveta, Oswaldinho do Acordeon, Caçulinha, Miltinho Edilberto, Paulo Dias e Milton Mori, que também realizou a produção musical do álbum. No espetáculo, as músicas serão precedidas por um pequeno documentário, com cerca de dez minutos, que apresenta entrevistas com especialistas musicais e familiares de Torres, além de revelar um pouco do processo de pesquisa de repertório e da gravação do disco em estúdio.

Trio Gato com Fome
quinta 27 de outubro de 2016
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 254 lugares

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe