Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Varela Upload

Exposição apresenta a trajetória de Ernesto Varela, o repórter fictício interpretado pelo jornalista Marcelo Tas nos anos 1980

Publicado em 16/11/2016

Atualizado às 10:34 de 03/08/2018

ATENÇÃO: o comentarista de futebol Walter Casagrande Júnior não vai mais participar do debate agendado para o dia 6 de dezembro.

Em cartaz no Itaú Cultural entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, a exposição Varela Upload apresenta os momentos mais importantes da carreira de um repórter de mentira que investigou, com irreverência e perspicácia, a realidade brasileira: Ernesto Varela.

Criado no início dos anos 1980 pelo jornalista Marcelo Tas e seus então colegas da produtora audiovisual Olhar Eletrônico, o personagem apontou seu microfone e dirigiu suas perguntas afiadas aos protagonistas e às testemunhas de episódios fundamentais da história recente do país – como o movimento pelas eleições diretas que tomou as ruas de um Brasil ainda não livre de sua ditadura militar.

A mostra marca o lançamento do site homônimo que disponibilizará o acervo digitalizado do repórter. Realizada com o apoio do Banco Itaú, a página reúne mais de dez horas de registros, alguns deles inéditos.

Para encerrar a exposição, no dia 6 de dezembro, às 20h, é realizado um debate com a participação dos cineastas Fernando Meirelles e Toniko Melo, do videoartista Eder Santos, do sociólogo Demétrio Magnoli e do próprio Marcelo Tas. Saiba mais na aba Programação.

<< Assista à transmissão ao vivo >>

Varela Upload
quarta 30 de novembro a terça 6 de dezembro de 2016
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

piso térreo

Entrada gratuita
[classificação indicativa: livre]

Compartilhe