Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Videoperformance apoiada pelo Rumos Itaú Cultural é exibida no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), em Recife

Resultado de uma residência artística em Belém, no Pará, a iniciativa de Juliana Notari chega à capital pernambucana

Publicado em 15/10/2018

Atualizado às 16:31 de 15/10/2018

Intitulada Amuamas, a videoperformance de Juliana Notari será lançada no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), em Recife (PE), no dia 19 de outubro de 2018. Na mesma data, a artista participa de uma conversa com o público sobre seu processo de criação.

Juliana Notari realizou projeto no Igarapé Piriquitaquara, na Ilha do Combu, em Belém (PA) (imagem: divulgação)

O projeto foi realizado no Igarapé Piriquitaquara, na Ilha do Combu, em Belém (PA), uma residência artística que contou com o incentivo da edição 2015-2016 do Rumos Itaú Cultural. O resultado dessa incursão é um trabalho repleto de força mística, no qual Juliana entra na Floresta Amazônica vestida de branco, uma espécie de enfermeira. Em uma bolsa, carrega instrumentos como espéculos de aço inoxidável, escopos, martelo e seu sangue menstrual – coletado ao longo de nove meses –, símbolos de sua busca pela centenária árvore samaúma. A partir desse contato com a natureza, realiza-se uma ação ritualística e intrusiva, que deixa uma marca encravada na floresta.

Doutora em artes visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Juliana investiga traumas, desejos, fantasias e medos, tópicos realocados em suas obras de modo subjetivo. Entre as exposições nacionais e no exterior de que participou, destaca-se a nomeação para o Prêmio Pipa 2018.

Juliana Notari realizou performance na Floresta Amazônica (imagem: divulgação)

 

Amuamas – performance e bate-papo
sexta 19 de outubro de 2018
às 19h

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Rua da Aurora, 265 – Recife/PE
Telefones: (81) 3355-6870 | (81) 3355-6871

Em caso de dúvida, envie um e-mail para: mamam@mamam.art.br.

Compartilhe