Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Visitas Educativas - Feltroformas

Para a exposição de Waldemar Cordeiro, o Núcleo Educativo criou uma série de atividades a serem desenvolvidas durante a visita educativa....

Publicado em 22/08/2013

Atualizado às 18:13 de 20/12/2018

 

Para a exposição de Waldemar Cordeiro, o Núcleo Educativo criou uma série de atividades a serem desenvolvidas durante a visita educativa.

Quando observamos uma obra de arte, quais sentidos ativamos? Uma obra pode ter ritmo? Pode ter som, ou mesmo provocar uma sensação tátil?

A partir dos conceitos da arte concreta, Feltroformas foi uma das atividades que utilizamos durante as visitas educativas para aproximar o público da construção de uma imagem a partir de formas geométricas. Essas formas, recortadas em feltro, são dispostas no espaço pelo grupo conforme as ideias ou as regras que pretendam utilizar.

Nesta visita do dia 24 de julho, separamos uma turma de alunos em dois grupos e cada um deles ficou com duas cores de feltros, que continham as mesmas formas geométricas. Os dois quiseram criar formas que se referissem ao mundo figurativo – uma abelha e uma cidade. Ao final, cada grupo apresentou seu resultado ao outro.

Pudemos conversar sobre alguns aspectos compositivos, como:

– Que cor tornou-se fundo ou figura e em que parte da composição?

– Da maneira como sobrepuseram as formas, há simetria e repetição nos padrões?

– Quando dobramos um retângulo ao meio, que forma temos?

Acreditamos que o contato visual com as obras de uma exposição pode ser aprimorado se outros sentidos são ativados.

Você utiliza atividades práticas em sala de aula? De que maneira?

Compartilhe conosco!

Compartilhe