Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Workshop de Rumos Artes Visuais em Uberlândia (MG)

O minicurso terá como palestrante o artista plástico brasiliense Matias Monteiro

Publicado em 21/08/2012

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

Uberlândia (MG) será a próxima cidade brasileira a receber, entre os dias 12 e 14 de setembro, o workshop gratuito Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte, da edição 2011-2013 do programa Rumos Artes Visuais. Dirigido aos profissionais da área, como artistas e agentes culturais, o minicurso de três dias será realizado no Museu Universitário de Arte (Muna), das 14h às 18h. O evento colocará em debate os caminhos da arte contemporânea e tem como foco a exposição de temas emblemáticos do cenário artístico atual. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail secretaria@muna.ufu.br a partir do dia 29 de agosto. Serão disponibilizadas 60 vagas.

O workshop terá como palestrante Matias Monteiro, mestre em arte (poéticas contemporâneas) e bacharel em artes plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Artista plástico e professor, Monteiro também atua junto a programas educativos em museus e espaços culturais.

Com o intuito de auxiliar na formação profissional dos participantes, o workshop oferecerá base crítica para uma leitura qualitativa da produção artística contemporânea, realizando ainda uma interlocução com os trabalhos e universos poéticos dos participantes. Os inscritos deverão levar trabalhos para análise, que não precisam ser de autoria própria.

No primeiro dia, 12 de setembro (quarta-feira), o módulo de abertura Arte Aqui terá como foco conhecer e discutir a produção artística local a partir de mapeamento do campo da arte da cidade, debatendo possíveis estratégias para seu agenciamento. No segundo dia, 13 (quinta-feira), em Arte Hoje, serão apresentados interesses e questões envolvendo a atual produção em arte contemporânea, relacionando-a também ao contexto vivenciado pelos participantes do workshop.

No último dia, em Arte, Cultura e Pensamento Crítico, a ideia será localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura em outros campos, como o da filosofia, da comunicação e da antropologia. Como encerramento das atividades do workshop, haverá discussão dos pontos importantes da produção em arte contemporânea, visando também promover o pensamento crítico sobre a arte local.

Rumos Artes Visuais 2011-2013

A proposta desse segmento do programa Rumos é incentivar artistas emergentes atuantes no Brasil. Com base na realidade de cada região, procura mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual do país. Assim, além de investigar o momento atual dessa produção, detecta as direções e propicia aos selecionados oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como a concessão de bolsas de estudo e participação em palestras.

Também integram o programa ações de pesquisa, documentação, reflexão e divulgação da produção visual contemporânea brasileira – tanto na forma de publicações específicas e no registro do resultado em banco de dados, atualizado a cada edição, quanto na realização de exposições itinerantes que estabelecem um intercâmbio entre as diversas realidades regionais. Nas cinco edições realizadas até agora, já foram selecionados, produzidos e divulgados os trabalhos de 295 artistas, de todas as regiões do país, escolhidos entre um total de 6.207 inscritos.

Criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de obras em todo o Brasil, o Rumos tem hoje como matéria-prima tanto a produção artística nas mais diversas áreas do país quanto a intelectual – ao expandir a atuação, a partir de 2000, para algumas áreas do conhecimento humano como jornalismo cultural, educação e pesquisa acadêmica. O programa mapeia talentos nesses setores, apoia a formação dos contemplados e promove a articulação e o intercâmbio entre artistas, agentes culturais, pesquisadores, curadores e instituições.

Cada um dos dez segmentos contemplados tem características específicas, mas a noção de continuidade é comum a todos eles: uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em território nacional e/ou editados sob a forma de produtos culturais (livros, CDs, DVDs).

Compartilhe