Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Workshop sobre conservação preventiva de documentos abre inscrições

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Cedem/Unesp) está com inscrições abertas para um workshop sobre...

Publicado em 02/03/2017

Atualizado às 18:38 de 21/08/2017

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Cedem/Unesp) está com inscrições abertas para um workshop sobre conservação preventiva. O curso é uma realização associada ao projeto Traços da Resistência, selecionado Rumos 2015-2016, que visa à preservação, à digitalização, à catalogação e à publicação de 4,5 mil ilustrações de artistas que contribuíram para a Oboré Editora nas décadas de 1970 e 1980, como Laerte, Glauco, Henfil, Chico Caruso, Fortuna, Jaime Leão e Gilberto Maringoni.

O objetivo do curso é discutir conservação preventiva, apresentando seu histórico, conceitos, finalidades e principais procedimentos. A ideia é que as instituições que trabalhem com o arquivo de documentos conheçam práticas simples para a preservação documental.

O workshop será ministrado por Telma Campanha de Carvalho Madio, professora adjunta no Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, coordenadora do Laboratório de Conservação da universidade desde 2006, membro titular do Conselho de Curso de Arquivologia e pesquisadora com enfoque em organização e identificação arquivística, fotografia, acervos audiovisuais e conservação preventiva.

A aula acontece no Centro de Documentação e Memória da Unesp (Praça da Sé, 108, Sé, São Paulo), no dia 16 de março, das 13h30 às 17h30. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail eventos@cedem.unesp.br. Há 60 vagas disponíveis e as inscrições vão até o dia 15 de março.

Compartilhe