Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Yasmin Thayná e André Novais – O negro no cinema – Diálogos Ausentes (2016)

Yasmin Thayná, cineasta e fundadora da plataforma Afroflix, fala sobre o processo de criação do seu curta-metragem Kbela, adaptado do...

Publicado em 02/03/2017

Atualizado às 10:44 de 03/08/2018

Yasmin Thayná, cineasta e fundadora da plataforma Afroflix, fala sobre o processo de criação do seu curta-metragem Kbela, adaptado do conto "MC-Kbela", também de sua autoria. Ela aborda o desejo de ativar memórias corporais, discutir o racismo e falar sobre mulheres negras e também enfatiza a importância de ter atuado com uma equipe exclusivamente composta de mulheres negras.

André Novais Oliveira, cineasta, fala sobre a fundação da produtora Filmes de Plástico e sobre ser negro e habitante da periferia de Belo Horizonte. Discute o desejo de falar sobre o cotidiano e explica como trabalhou com não atores, como seus próprios familiares, em diversos filmes da produtora. Também comenta o processo de criação e realização do seu curta-metragem Quintal.

Danddara, cineasta e escritora, uma das selecionadas na chamada aberta do evento, fala sobre a importância de rememorar a produtora e cineasta Adélia Sampaio para a sua carreira e para o cinema de modo geral. Emílio Domingos comenta sua infância e sua carreira, destacando o longa-metragem documental A Batalha do Passinho.

Sob mediação de Diane Lima, a palestra foi gravada em 23 de novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Veja mais vídeos da série Diálogos Ausentes aqui.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Vocs
Intérpretes de Libras: Erika Motta e Naiane Olah (terceirizadas)

Compartilhe