Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

"1000 Casas" invade o Itaú Cultural

Performance reúne 15 integrantes de grupo piauiense

Publicado em 06/08/2012

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

A instalação performática 1000 Casas, projeto do Núcleo do Dirceu com direção artística do coreógrafo Marcelo Evelin, será apresentada no Itaú Cultural de 8 a 12 de agosto, às 20 horas. A performance reúne 15 integrantes do grupo piauiense, que concentra suas atividades em Teresina.

O público verá um projeto inédito – e ainda em produção –, feito a partir de interações com os moradores do bairro do Grande Dirceu ocorridas dentro de suas residências.

Lá, a proposta é rever os sentidos de arte e cotidiano e eliminar a distância entre palco e plateia artistas e espectadores, ambos são coprodutores do 1000 Casas.

Ao longo dos cinco dias da programação, o público poderá visitar a instalação - que traz caixas alusivas às casas da região onde o projeto acontece - montada no piso térreo do Itaú Cultural, sempre das 9h às 17h. Todos os dias, às 20h, o Núcleo do Dirceu apresenta sua performance. Na noite de abertura, dia 8, a apresentação será seguida de uma conversa com a crítica de arte, curadora e psicanalista Suely Rolnik intitulada Vírus da arte contamina bairro. Rolnik esteve em Teresina especialmente para conhecer o projeto.

Com temas predefinidos para as performances nas casas – como violência doméstica, bolha, cachorra, corpo-coisa e outros –, os artistas provocam o interesse dos moradores pela arte e propõem uma participação conjunta, executando um ato público no espaço privado que resulta em confusão proposital sobre a função do ator e do espectador. O produto final do que acontece em cada casa – considerado não só um registro das ações, mas outra obra de arte – é traduzido em conteúdo multimídia, disponível no site oficial do grupo.

Depois de São Paulo, 1000 Casas será apresentada de 17 a 19 e de 24 a 26 de agosto no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro; e de 23 a 25 de novembro e de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Galpão do Dirceu, em Teresina.

1000 Casas é apresentada pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio de manutenção do Núcleo do Dirceu por dois anos, via Lei Rouanet e Governo Federal, e tem o apoio da Gráfica Halley e do Grupo Carvalho.

Sobre o Núcleo do Dirceu

O Núcleo do Dirceu, desde sua criação em 2006, atua em diferentes linguagens das artes performáticas, e foi reconhecido duas vezes pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), em 2008, pela melhor Política Pública em Dança e, em 2011, por Formação, Difusão, Produção e Criação em Dança. Desde 2009 ocupa o Galpão do Dirceu, onde são desenvolvidos diversos projetos, ações e criações através de parcerias locais, nacionais e internacionais.

Há quase sete anos aposta num compromisso de autonomia artística horizontal e fundamentalmente colaborativa. A colaboração entre diferentes – artistas ou a comunidade do bairro Grande Dirceu – tornou-se a ignição e a arma de embates, o palco e o front, a estrela da sorte e o calcanhar de Aquiles de um grupo de jovens artistas que encontram nessa plataforma um lugar de convívio, articulação política e ação em comum.

1000 Casas é apresentada pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio de manutenção do Núcleo do Dirceu por dois anos, via Lei Rouanet e Governo Federal.

Instalação performática 1000 Casas

Com Núcleo do Dirceu: Allexandre Santos, Caio César, César Costa, Cipó Alvarenga, Cleyde Silva, Elielson Pacheco, Izabelle Frota, Jacob Alves, Janaína Lobo, Jell Carone, Julia Bardsley, Layane Holanda, Marcelo Evelin, Regina Veloso, Soraya Portela e Yang Dallas

1000 Casas invade o Itaú Cultural
quinta 8 a domingo 12 de agosto
às 20h
duração: 80 min
Piso Paulista (60 lugares)
[classificação indicativa: 18 anos]

Compartilhe