Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

10º Festival de Cinema Italiano

Auditório receberá a abertura do festival

Publicado em 11/11/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

Na segunda-feira, 24 de novembro, o Auditório Ibirapuera recebe o evento de abertura do 10º Festival de Cinema Italiano, que neste ano homenageia o centenário do diretor, roteirista e ator Pietro Germi – considerado um dos pais do neorrealismo italiano. Haverá também a exibição do filme “La Moglie del Sarto” (A Esposa do Alfaiate), de Massimo Scaglione.

A obra de Pietro Germi apresenta uma leitura crítica, irônica e provocatória da realidade em que ele viveu. Busca retratar os personagens em uma sociedade que nem sempre corrobora com os seus valores.

O diretor trabalhou com uma linguagem cinematográfica popular e nacional, observando a passagem crucial do pós-guerra italiano. Uma de suas maiores características como cineasta é a dimensão do olhar, que passeia entre o coletivo e o individual.

O filme “La Moglie del Sarto” (A Esposa do Alfaiate) se passa no início dos anos 1960, quando com a morte imprevista do marido costureiro, Rosetta – uma mulher de uma pequena cidade do sul da Itália – precisa defender o edifício e a oficina de costura da família, junto à filha Sofia. O vereador Cordaro, poderoso homem, quer transformar todos os edifícios em locais para o turismo de massa, e para isso conta com a cumplicidade dos habitantes da região. Reagindo aos planos de Cordaro, as duas mulheres criam uma oficina de costura só para homens.

Paralelamente a isso, um jovem artista ambulante com um charme cigano, Salvatore, se apaixona por Sofia. Com a aprovação de sua mãe e para a surpresa de todos, os dois se casam. Mas o casamento não faz com que as pessoas desistam do seu objetivo, e o fato da loja ser frequentada somente por homens fomenta a fofoca de que lá seria, na verdade, um local para encontros. Enquanto tudo parece dar errado, Rosetta descobre que está grávida, mas quem seria o pai da criança?

A mostra acontece entre os dias 27 de novembro e 3 de dezembro, com a exibição de 14 filmes de cineastas italianos contemporâneos influenciados pela obra de Germi, no Cine Belas Artes. O Festival de Cinema Italiano é organizado pelo Instituto de Cultura Italiano.

10º Festival de Cinema Italiano
segunda 24 de novembro de 2014
às 21h
duração: 180 minutos (aproximadamente)
ingressos gratuitos e retirados com uma hora e meia de antecedência
[livre para todos os públicos]

Compartilhe