Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

14º Festival Internacional de Língua & Cultura

Jovens músicos, cantores e dançarinos de vários países se encontram no palco do Auditório

Publicado em 05/02/2016

Atualizado às 10:19 de 03/08/2018

Nos dias 27 e 28 de fevereiro (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), o Auditório Ibirapuera será palco da 14a edição do Festival Internacional de Língua & Cultura (IFLC, na sigla em inglês), que acontece pela primeira vez no Brasil e reunirá músicos, cantores e dançarinos com idade entre 12 e 18 anos de 16 países (Estados Unidos, Filipinas, México, Paraguai, Iraque, África do Sul, Portugal, Moçambique, Argentina, Índia, Marrocos, Alemanha, Ucrânia, Cazaquistão, Geórgia e Brasil).

Promovido pelo Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), representante oficial do IFLC no Brasil, o festival é uma celebração do diálogo entre os povos e da diversidade de culturas e talentos linguísticos de todo o mundo, com o objetivo de promover encontros culturais, aprendizagem e intercâmbio de informações em apoio à paz, à amizade e à compreensão.

De acordo com Mustafa Göktepe, presidente do CCBT, a ideia de realizar o festival no Brasil era antiga. “Desde 2007 o país participa do festival. Nós já queríamos sediar o evento aqui havia muito tempo”, explica. “O festival combina muito com o Brasil pela diversidade cultural de sua população.”

Utilizando a arte como instrumento de integração e interação dos povos, o IFLC traz ao público músicas típicas de cada país participante (geralmente cantadas na própria língua do local), além da apresentação de corais, solistas, danças folclóricas e vídeos com mensagens sobre valores universais.

A primeira edição do Festival Internacional de Língua & Cultura aconteceu na Turquia em 2003. Nos últimos três anos, o IFLC passou a ser realizado também em outros países-sede. Neste ano, em que chega pela primeira vez à América Latina, acontece de fevereiro a junho, em mais de 25 países, com representantes de 145 nacionalidades e mais de 30 apresentações.

A edição deste ano levará ainda seis jovens brasileiros a outros países-sede participantes do evento – Estados Unidos, Moçambique, África do Sul, Índia, Rússia e Austrália – para representar o Brasil no exterior por meio da apresentação da canção “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

Mustafa Göktepe diz que espera que outras edições do festival aconteçam por aqui, bem como nos demais países da América Latina, nos próximos anos. “Acreditamos que a união de jovens de praticamente todos os lugares do mundo em torno de valores universais, apresentando suas diferentes culturas – como trajes, música, línguas e religiões –, enriquece o aprendizado de qualquer nacionalidade”, conclui.

14ºFestival Internacional de Língua & Cultura
sábado 27 e domingo 28 de fevereiro
sábado às 20h e domingo às 19h
[duração aproximada: 120 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

Compartilhe