Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

2ª Batalha de Quadrinhos

Com participação de Fábio Coala, Gus Morais e Leandro Robles, uma disputa de desenho e criatividade. Os primeiros lugares são premiados...

Publicado em 27/03/2015

Atualizado às 21:07 de 02/08/2018

O lápis é uma bazuca, cada disparo um cartum – ao longo de abril, o Itaú Cultural, em São Paulo, será a arena da Batalha de Quadrinhos, um torneio de desenho em que participantes maiores de 14 anos criam sobre temas sugeridos no momento da disputa. Os materiais são cedidos pelo instituto e o público escolhe o melhor. Com apresentação do quadrinista Fábio Coala, as eliminatórias ocorrem nos dias 11 e 18, às 18h. A grande final, no dia 26, às 16h, conta ainda com um duelo entre os cartunistas Gus Morais e Leandro Robles.

As inscrições abrem meia hora antes das classificatórias. Oito competidores são aceitos em cada uma e divididos em pares por sorteio. Cada rodada tem dois minutos e um júri próprio, composto de cinco membros, elegidos por Coala em meio ao público. Os confrontos seguem até restarem dois selecionados, que se defrontam com o outro par de vencedores na partida decisiva. Os dois primeiros em cada um dos três dias são premiados com HQs, de acordo com a sua posição no pódio.

Esta é a segunda edição da Batalha de Quadrinhos. Na primeira, o campeão foi o desenhista e músico Claudio Levitan. Veja alguns desenhos feitos no dia.

Participantes

Fábio Coala é ilustrador e quadrinista, formado em publicidade. Mantém o site Mentirinhas, com tirinhas diárias, indicado ao Troféu HQMIX 2014 na categoria Webcomics. Em 2013, lançou sua primeira graphic novel, O Monstro, indicada ao HQMIX em duas categorias e eleita o Melhor Lançamento Independente. Coala publicou também As Melhores Mentirinhas e As Melhores Mentirinhas 2.

Gus Morais é ilustrador e quadrinista. Publicou no caderno de tecnologia da Folha de S.Paulo por dois anos e, desde 2010, se dedica à criação de quadrinhos em seu blog pessoal, do qual resultou a coletânea Privilégios e Outras Histórias. Atualmente está envolvido na produção de um livro e em um projeto que provoca o leitor a interagir com os quadrinhos.

Leandro Robles é cartunista e autor da tira infantil Escola de Animais e da tira de humor Macaco Albino, para adultos – publicadas em livro pela Balão Editorial. Já publicou no jornal Folha de S.Paulo (cadernos Folhinha e Folhateen) e na revista Info, além de ter criado uma das vinhetas “plim-plim” feitas para os intervalos da Rede Globo. É sócio do estúdio de ilustração, quadrinhos e animação Pingado Sociedade Ilustrativa.

Quartas ao Cubo

Mais quadrinhos? O projeto Quartas ao Cubo convida uma série de quadrinistas brasileiros para conversar com o público sobre os processos criativos da nona arte – o evento ocorre também em abril, às quartas-feiras, às 20h.

Os palestrantes Lourenço Mutarelli (8/4), Fábio Moon e Gabriel Bá (15/4), Luís Felipe Garrocho (22/4) e André Diniz (29/4) falam de processo criativo, da relação do artista com o público, do HQ com outras artes e da publicação na internet.

Outras informações, na matéria.

Batalha de Quadrinhos
sábados 11 e 18 de abril
às 18h
Duelos Classificatórios

domingo 26 de abril
às 16h
Final

[inscrições para competidores maiores de 14 anos, nos dias 11 e 18, 30 minutos antes do início das batalhas | espectadores/jurados não precisam se inscrever]

[livre para todos os públicos]

Gratuito

Compartilhe