Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

2ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

A 2ª edição do evento apresenta a peça "Arquivo" no Itaú Cultural

Publicado em 26/02/2015

Atualizado às 21:05 de 02/08/2018

De 6 a 15 de março, o Itaú Cultural e o Auditório Ibirapuera apresentam a 2ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, com espetáculos internacionais inéditos no Brasil. A programação do evento chega também a outros teatros de São Paulo, como os Sescs, o Teatro Sérgio Cardoso, o Teatro Flávio Império e o Teatro João Caetano.

No Itaú Cultural será exibido, com interpretação em Libras, o israelense Arquivo, com autoria e direção de Arkadi Zaides, bailarino que vive e trabalha em Tel Aviv como coreógrafo independente. Seus espetáculos já percorreram França, Itália, Grécia, Alemanha, Suíça, Noruega, Canadá, Chile, Japão e China, entre outros países. O espetáculo toma emprestado o olhar que os palestinos lançam sobre os colonos nos territórios ocupados e, para isso, Arkadi Zaides transforma seu próprio corpo em arquivo. A coreografia baseia-se em imagens filmadas por voluntários palestinos do Projeto Câmera de B’Tselem (o Centro de Informações Israelense pelos Direitos Humanos nos Territórios Ocupados), que documentaram suas vidas em áreas de conflito.

Após o espetáculo, no dia 12 de março, o público poderá participar do encontro Diálogos Transversais – cuja proposta é trazer olhares transversais que ultrapassem fronteiras e ampliem leituras das obras –, com Bernardo Carvalho entrevistando o diretor do espetáculo, Arkadi Zaides. O evento é aberto ao público em geral, e não apenas àquele presente na apresentação – desde que haja lugares disponíveis no teatro.

Ainda no instituto, o público encontra uma série de palestras, críticas e conversas dentro do eixo pedagógico Olhares Críticos, subdividido nas categorias Percursos em Perspectiva, em que pesquisadores de universidades apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados pela MITsp, explorando caminhos para a leitura dos espetáculos presentes na mostra, e Pensamento em Processo, em que os artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras.

A programação conta ainda com a mesa Reflexões Estético-Políticas, em que serão discutidos os temas zonas de interseção: matrizes da cena atual (no Itaú Cultural); zonas de conflito 1: Palestina-Israel; zonas de conflito 2: Ucrânia-Rússia; e zonas liminares: teatro-cinema (no Sesc Consolação). Haverá também a Crítica Performativa, que propõe uma nova forma de fazer crítica: Ruy Filho e Ana Carolina Marinho ficarão das 9h às 18h no Itaú Cultural escrevendo a crítica enquanto o público observa, lê, sugere e interfere.

MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
6 a 15 de março de 2015
Para mais informações sobre datas, horários e convidados, confira a aba Programação.
Confira a grade completa da MITsp em http://mitsp.org.

Compartilhe