Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

35 anos sem Glauber Rocha

Um dos nomes do cinema novo, cineasta dirigiu filmes icônicos como Terra em Transe e Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Publicado em 22/08/2016

Atualizado às 19:28 de 13/03/2019

Um dos principais nomes do cinema novo e referência mundial nas artes, Glauber Rocha faleceu em 22 de agosto de 1981 no Rio de Janeiro, após um período de exílio. Diretor de filmes icônicos como Terra em TranseDeus e o Diabo na Terra do Sol, o cineasta implementou uma forma de filmar influenciada pelo movimento francês nouvelle vague e pelo neorrealismo italiano, aliada a forte crítica social.

Glauber havia se mudado para Portugal com sua esposa Paula Gaitán e os filhos, Eryk e Ava, pouco tempo antes de sua morte. O período é retratado em Diário de Sintra, filme dirigido por Gaitán que traz registros pessoais do cotidiano do artista e de sua família na cidade portuguesa. O vídeo neste post apresenta um trecho dessa obra, que integrou o programa Cinco sobre Cinco -DVD que reuniu documentários premiados do edital Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo 2006-2007.

Leia mais sobre alguns dos filmes do cineasta Glauber Rocha:

- Terra em Transe (1967), vencedor do prêmio da federação da crítica internacional (Fipresci) no Festival de Cannes de 1967.

- O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969), vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes de 1969, do Primeiro Prêmio no Festival de Plovaine na Bélgica e do Prêmio Luís Buñuel.

- Câncer (1972).

Compartilhe