Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

3ª MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Evento conta com espetáculos, palestras, debates e encontros formativos

Publicado em 24/02/2016

Atualizado às 10:20 de 03/08/2018

Libras

De 4 a 13 de março, o Itaú Cultural e o Auditório Ibirapuera apresentam a terceira edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), que conta com uma extensa programação e acontece em diferentes pontos da cidade.

No Itaú Cultural será exibido o espetáculo A Carga, com direção e atuação do coreógrafo e bailarino congolês Faustin Linyekula. Na primeira performance solo de sua carreira, Linyekula mescla teatro e dança para aproximar o público de uma realidade distante: o Congo, sua terra natal. O evento conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Após a sessão de 10 de março do espetáculo, o público poderá participar do encontro Diálogos Transversais – cuja proposta é trazer olhares e críticas de pessoas de campos do conhecimento além do teatro e da dança –, com Lilia Moritz Schwarcz e mediação de Sonia Sobral. O evento é aberto ao público em geral, e não apenas àquele presente na apresentação, desde que haja lugares disponíveis no teatro.

O instituto também sedia diversas palestras, críticas e conversas do eixo pedagógico Olhares Críticos, que se subdivide em diferentes categorias. Em uma delas, Pensamento em Processo, artistas da mostra são convidados para falar sobre seus processos de criação. Em outra, o público pode assistir à série de mesas Reflexões Estético-Políticas, na qual são discutidos três temas que permeiam o recorte curatorial da MITsp: O Lugar da Narrativa na Cena Contemporânea (com Luis Alberto de Abreu, Edelcio Mostaço e Christophe Triau), O Legado de Kantor: Teatro Polonês Contemporâneo (com Joanna Klass, Tomasz Kirenczuk, Nelson de Sá e Christine Greiner) e Teatro Documentário: Potências e Limites (com Marcelo Soler, José Fernando Azevedo e Peter Pal Pélbart).

Haverá ainda a Prática da Crítica, ação da DocumentaCena que produzirá diariamente críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica. O eixo inclui duas atividades: a primeira delas, Crítica Performativa, propõe uma nova forma de fazer crítica – Ruy Filho e Ana Carolina Marinho escreverão uma crítica das 9h30 às 17h30 no Itaú Cultural e Patrícia Cividanes fará intervenções gráficas, tudo enquanto o público observa, lê, sugere e interfere.

A segunda atividade, Recepção e Crítica, é composta de uma mesa-redonda com os críticos Kil Abreu e Patrick Pessoa, que debatem questões presentes nos livros O Crítico Ignorante: uma Negociação Teórica Meio Complicada, de Daniele Avila Small, e Soma e Sub-Tração: Territorialidades e Recepção Teatral, de Edelcio Mostaço – os autores também participam da conversa. Essas obras, assim como Para Alimentar o Desejo de Teatro, de Maria Lúcia Pupo, serão lançadas no mesmo dia, no Itaú Cultural.

Por fim, o público pode participar de uma masterclass com o cenógrafo francês Eric Soyer, criador de cenografias e iluminações para numerosos diretores e coreógrafos da cena contemporânea europeia.

 

MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
4 a 13 de março de 2016
Para mais informações sobre datas, horários e convidados, confira a aba Programação.
Confira a grade completa da MITsp em http://mitsp.org.

Compartilhe