Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

6 Modelos para Jogar

Alex Cassal e Dani Lima Peça teatral Rio de Janeiro/RJ Inspirados na forma lúdica e exploratória de lidar com a linguagem do escritor...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Alex Cassal e Dani Lima
Peça teatral
Rio de Janeiro/RJ

Inspirados na forma lúdica e exploratória de lidar com a linguagem do escritor Julio Cortázar (1914-1984), o diretor, dramaturgo e ator gaúcho Alex Cassal e a bailarina e coreógrafa carioca Dani Lima criaram o espetáculo 6 Modelos para Jogar.

Cortázar criou o livro 62 Modelos para Armar a partir de um único capítulo do seu O Jogo da Amarelinha. A dupla Cassal e Dani capturou elementos criativos da obra do autor argentino, fazendo-os transbordar para outros territórios.

O espetáculo, formado por um grupo de cinco diretores e quatro criadores/intérpretes, no entanto, não é baseado nas obras do autor. Nele, Cortázar funciona mais como uma peça de um jogo de encaixes aberto a outras referências da literatura, da música, das artes visuais, do cinema e das artes performáticas.

Trata-se, portanto, de um espetáculo feito da pluralidade de interpretações, em mudança a cada vez que é apresentado. A peça incorpora também inspirações e desejos que entram no jogo com base em nomes como, além de Cortázar, Gilles Deleuze, Sophie Calle, Thomas Lehmen, Brian Eno, Alan Turing, Arthur Aron, Antonioni, Kiarostami, Bela Tárr, Tim Etchells, Hélio Oiticica e Xavier Le Roy.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe