Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

85 anos de Person

No dia 12 de fevereiro de 1936 nasceu o cineasta paulistano, homenageado do programa Ocupação em 2016

Publicado em 12/02/2021

Atualizado às 14:26 de 22/08/2022

Homenageado da 28ª Ocupação, de fevereiro a abril de 2016, Luiz Sergio Person (1936-1976) nasceu no dia 12 de fevereiro, há exatos 85 anos. O diretor de cinema e teatro morreu aos 39 anos, vítima de um acidente de carro, deixando duas filhas, Marina e Domingas Person, na época com 7 e 4 anos de idade, respectivamente. As duas virariam apresentadoras de televisão. Marina também atua como diretora de cinema.

Luiz Sergio Person tem cabelo curto e preto, é moreno e aparece sorrindo levemente na foto.
Luiz Sergio Person faria 85 anos nesta sexta-feira, 12 de fevereiro (imagem: acervo da família Person)

Na ocasião da exposição no Itaú Cultural (IC), foi lançado um site com material inédito e ele pode ser acessado ainda hoje. São 12 seções, com vasto material pesquisado e produzido pela equipe do IC, além dos cedidos pela família sobre a vida e a trajetória do diretor, tanto no cinema quanto no teatro.

Entre os conteúdos disponíveis estão uma detalhada linha do tempo e raras fotos da infância e adolescência, além de documentos referentes ao período em que Person estudou cinema na Itália. Há também uma seção exclusiva sobre São Paulo Sociedade Anônima (1965), primeiro filme dirigido por Person e incluído na lista dos cem melhores filmes brasileiros, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Com vasto material em vídeo – marca do site Ocupação –, a homenagem trouxe depoimentos variados sobre a trajetória de Person, em relação à família e também à vida profissional, entre os quais destacamos alguns, abaixo.

Marina Person fala sobre as memórias que tem do pai e sobre sua relação com os filmes dele.

A atriz Eva Wilma fala sobre o processo de trabalho do cineasta Luiz Sergio Person, que a dirigiu no filme São Paulo Sociedade Anônima (1965).

O ator e dramaturgo Juca de Oliveira, dirigido por Luiz Sergio Person em O Caso dos Irmãos Naves (1967), destaca a vocação e o talento do cineasta ao lidar com os atores.

Poemas feitos por Millôr Fernandes e Jaguar em homenagem a Person depois da sua morte também podem ser lidos na seção Última Cena.

Uma publicação também foi lançada na ocasião da Ocupação Person e ela pode ser acessada abaixo.

Acesse também a Enciclopédia Itaú Cultural para saber mais sobre Luiz Sergio Person.

Compartilhe