Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A Arte da Lembrança em Belém

Exposição sobre a saudade na fotografia brasileira é apresentada no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas

Publicado em 16/08/2016

Atualizado às 21:03 de 02/08/2018

Apresentada em 2015 na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, a exposição A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira é exibida no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, em Belém, entre os dias 12 de agosto e 23 de setembro de 2016. Tendo como inspiração um dos sentimentos mais universais e inexplicáveis, a mostra propõe um percurso iconográfico pelas obras – realizadas entre a década de 1930 e 2014 – de alguns dos mais representativos fotógrafos do país.

Mas quais relações a saudade pode manter com a fotografia brasileira contemporânea? Com curadoria de Diógenes Moura, a exposição pode ser considerada uma viagem por meio de registros que englobam temas pessoais e universais como as cidades e suas demolições; os objetos vazios à mercê da poeira do passado; a ausência de um ente querido, entre outras imagens congeladas no tempo.

Sobre esses registros Diógenes destaca: “Algo de nós está ali, contido na mancha fotográfica: um destino, um desejo, uma perda, uma palavra que pronunciada será incapaz de percorrer o caminho de volta, um suspiro, a garganta das coisas. Sintomas dos quais surgiria, extraído desde sua dormência, tudo o que existiu e não mais existe, presente e já passado, presente apesar de sua ausência”.

A exposição traz obras de 36 artistas de diversas regiões do Brasil – ou que no país desenvolveram seu trabalho. Imagens de cinco deles – Ademar Manarini, German Lorca, José Oiticica Filho, José Yalenti e Julio Agostinelli – integram o acervo de obras de arte do Itaú Unibanco, coleção de aproximadamente 12 mil itens que, gerida pelo Itaú Cultural, dá origem a uma série de mostras itinerantes, duas delas focadas na produção fotográfica nacional: Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural e Coleção Itaú Cultural de Fotografia Brasileira.

Além das fotografias que pertencem a esse acervo, a mostra conta com registros de nomes como Luiz Braga, Alberto Bitar, Gilvan Barreto, Voltaire Fraga e Paula Sampaio.

A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira
sexta 12 de agosto a sexta 23 de setembro de 2016
terça a sexta, das 10h às 16h
sábado, domingo e feriado, das 9h às 13h

Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Praça Dom Frei Caetano Brandão s/nº – Cidade Velha – Belém – Pará
Fone 91 4009 8823

R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
entrada gratuita às terças-feiras
entrada gratuita para crianças de até 7 anos, adultos a partir dos 60 anos, militares fardados e pessoas com deficiência

Compartilhe