Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A Barca

Grupo mostra repertório composto de cantos dos terreiros brasileiros

Publicado em 01/07/2016

Atualizado às 10:27 de 03/08/2018

Libras

O grupo A Barca, formado por André Magalhães (percussão), Ari Colares (percussão), Chico Saraiva (violão), Laeticia Madsen (voz), Lincoln Antonio (piano e pífano), Marcelo Pretto (voz) e Renata Amaral (baixo), sobe ao palco do Auditório Ibirapuera para apresentar o seu novo espetáculo, Tempo de Reza.

Segundo a baixista Renata, o repertório do show é focado nas músicas de devoção, “tanto nos cantos dos terreiros brasileiros – como tambor de mina, candomblé e samba de caboclo – quanto em outros gêneros feitos por devoção, como o bumba-boi”. “Terá também os catimbós nordestinos, recolhidos por Mário de Andrade, que nós estamos revisitando [...] O Mário fez algumas viagens na década de 1920 e anotou essas melodias de próprio punho”, diz.

A Barca, que surgiu em 1998, da reunião de amigos músicos de São Paulo, trabalha com a pesquisa das tradições culturais brasileiras. Viajando, conhecendo e registrando essas manifestações durante suas expedições musicais, já conta com três CDs e duas caixas com material sonoro e visual desse acervo. Desenvolve ainda um rico trabalho com as comunidades dos locais visitados, contribuindo fortemente para a movimentação da cultura popular brasileira.

“Nós temos muito esse trabalho de viajar e conhecer in loco as tradições populares”, conta Renata. “Começamos com a pesquisa das anotações de Mário de Andrade [com as melodias do catimbó, os cocos, as melodias do boi e outras recolhidas na década de 1920]. E fomos encontrando [durante os anos de pesquisas e viagens] uma série de grupos – como do tambor de mina, do carimbó e do bumba-boi – que são muito importantes para o nosso repertório.”

A Barca
domingo 17 de julho de 2016
às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe