Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A Cidade de Quem Parte – Brechas Urbanas (2017)

Debate com a participação dos refugiados Alphonse Nyembo (Congo) e Razan Sulaiman (Síria) e do geógrafo Helion Póvoa Neto

Publicado em 12/07/2017

Atualizado às 12:42 de 03/08/2018

Esta edição do Brechas Urbanas trata das experiências vividas pelos refugiados, entre a urgência de partir e a dúvida do acolhimento. Deslocados do seu local de origem por conflitos políticos, sociais e/ou econômicos, encontram nas cidades a que chegam tanto possibilidades de diálogo e crescimento quanto choques de convivência. Os refugiados Alphonse Nyembo, do Congo, e Razan Sulaiman, da Síria – acompanhados do geógrafo Helion Póvoa Neto, especialista no tema dos deslocados e migrantes –, conversam sobre as suas vivências, o multiculturalismo e o papel da arte na recepção de estrangeiros, sob mediação do jornalista Bruno Torturra.

Professor e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (Niem), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Helion traça um panorama geral contextualizando a situação dos refugiados no Brasil e no mundo. Razan, que se formou em computação e dava aulas de inglês na Síria, fala sobre como era sua vida, a necessidade de sair de lá e o que aconteceu depois da fuga até começar seu pequeno negócio de comida árabe. Já Alphonse, formado em mecatrônica no Congo e atualmente professor na escola Abraço Cultural (na qual os docentes são refugiados), comenta sua trajetória e a situação em seu país, que recebe pouca cobertura da mídia internacional.

Brechas Urbanas é uma série elaborada para provocar reflexão sobre soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas ligadas a diferentes áreas de expressão, que observam, escutam e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.

Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Gravado ao vivo em 25 de maio de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Maria Clara Matos, Tiago D’Ambrosio, Thiago Rosenberg, Simoni Barbiellini e Camila Zamith
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Ricardo Tayra
Estagiário: Lucas Bassoto
Captação e edição: VOCS
Intérpretes de Libras: Erika Mota e Thalita Passos (terceirizadas)

Compartilhe