Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“A criança no mundo”, mostra da IC Play, aposta no protagonismo infantojuvenil

A seleção, feita pelo SAPI (Mercado Audiovisual do Centro-Oeste), traz personagens que se arriscam a escrever um futuro melhor

Publicado em 22/04/2022

Atualizado às 17:27 de 17/08/2022

A plataforma de streaming Itaú Cultural Play apresenta a mostra A criança no mundo: trata-se de uma seleção de filmes que narram sentimentos e transformações experimentados na infância e na juventude. A lista, construída pelo SAPI (Mercado Audiovisual do Centro-Oeste), conta com personagens que se arriscam a escrever um futuro melhor, de forma lúdica ou realista.

Acesse itauculturalplay.com.br ou o aplicativo para mobile, faça seu cadastro gratuito e aproveite. Todos os filmes dessa mostra ficam disponíveis por um ano e meio.

Filme Bento (2020) | foto: Larry Machado

Mostra A criança no mundo

- Foguete (2020)

[livre para todos os públicos]

Pai e filho vão a uma praça onde existe um brinquedo que há anos atrai crianças de diferentes idades. Entre memórias pessoais, a superação de antigos medos, a revelação de segredos e as novas amizades, uma questão é incontornável: para embarcar nesse imenso foguete de ferro, é preciso ter coragem, não importa o seu tamanho.

- Bento (2020)

[classificação indicativa: 12 anos]

Em uma pequena cidade do interior, Bento sonha com um momento especial: ganhar um cavalo da fazenda de seu avô. Mas o menino vê o mundo com seus próprios olhos. E ora ele é maravilhoso, ora ele é real e difícil. Nesse vaivém, Bento percebe que as brigas familiares podem afastá-lo do seu grande desejo.

- A câmera de João (2017)

[livre para todos os públicos]

O curioso João aprende com o avô Zeca a construir uma câmera fotográfica de lata e a revelar filmes. Aos poucos, ele vai conhecendo a história do avô, da família e da cidade onde mora, até encontrar uma série de fotos antigas que o levam a outras descobertas.

- O menino e o ovo (2020)

[classificação indicativa: 12 anos]

Joana é uma garota de oito anos que ouve dizer que, em sua cidade, a calorenta Cuiabá, é possível fritar um ovo no asfalto. Ela logo inicia experiências para confirmar se essa lenda urbana é realmente verdade. Disposta a ir até o fundo da questão, ela sequestra os ovos de sua casa. 

- O véu de Amani (2019)

[livre para todos os públicos]

A pequena Amani é uma imigrante paquistanesa e muçulmana que vive no Brasil. No novo país, com uma cultura tão diversa da que ela conhece, ela logo faz amizades. Mas, certo dia, a menina se encontra diante de um dilema após ganhar um curioso presente de uma de suas novas amigas.

- Cordilheira de Amora II (2015)

[livre para todos os públicos]

Carine Martines tem nove anos, é uma indígena guarani-kaiowá e mora na aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul. Ela cria histórias e personagens que povoam brincadeiras, projetos e sonhos. Dessa forma, Carine transforma o seu quintal em um mundo mágico, cheio de surpresas.

- O menino que engoliu o sol (série com 13 episódios) (2020)

[livre para todos os públicos]

Manoel dialoga com a natureza: quando o dia acorda, o garoto e os bichos saem para brincar no quintal. Um quintal que é maior do que o mundo: é o pantanal.

Compartilhe