Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A Dama da Lagoa - Francisco Caldas - Cinema de Bordas (trecho)

Francisco Caldas, por Alfredo Suppia Os filmes A Dama da Lagoa (1997) e O Farol (2007) de Francisco Caldas, nascido em Pedralva (MG),...

Publicado em 30/08/2012

Atualizado às 15:00 de 13/08/2017

Francisco Caldas, por Alfredo Suppia

Os filmes A Dama da Lagoa (1997) e O Farol (2007) de Francisco Caldas, nascido em Pedralva (MG), apresentam características comuns à produção interiorana: a colaboração de amigos e familiares; locações representativas da vida cotidiana local; o papel do protagonista cabendo ao diretor; e distribuição limitada. Gravados em VHS, buscam no sobrenatural a base sobre a qual erguem seus alicerces, conseguindo a seu modo estabelecer vínculos com o cinema de horror.

A Dama da Lagoa (1997) feito com uma câmera VHS e um custo final de aproximadamente 400 reais, o filme é uma história típica de assombração, inspirada na impressão que causou no diretor o filme A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House, de 1973, direção de John Hough). Tem como tema principal um espírito inquieto, preso ao local de seu infortúnio (no caso, a lagoa do título) com a missão de punir os responsáveis por seu assassinato.

Compartilhe