Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

À Deriva em Joinville

Recorte da exposição "Convite à Viagem" chega a SC

Publicado em 28/08/2012

Atualizado às 20:27 de 02/08/2018

No dia 18 de setembro, a exposição À Deriva ocupa o Museu de Arte de Joinville (MAJ). A mostra − com curadoria de Felipe Scovino, Júlio Martins e Sanzia Pinheiro traz obras de alguns dos selecionados pelo programa Rumos Artes Visuais 2011-2013. A programação inclui ainda uma palestra ministrada pelos curadores, no dia 19 de setembro, às 19 horas.

Esta edição, para a qual se inscreveram 1.770 artistas, tem coordenação geral de curadoria de Agnaldo Farias e conta com uma equipe de 12 profissionais, responsáveis pelo mapeamento nacional da produção visual contemporânea emergente.

À Deriva é um recorte da exposição Convite à Viagem, apresentada no Itaú Cultural, em São Paulo, de fevereiro a abril de 2012, e prevista para acontecer no Rio de Janeiro em 2013. A cidade de Joinville recebe uma edição especial, como já ocorreu com diferentes curadorias em Goiânia e Belém.

Os trabalhos que integram cada montagem têm em comum a abordagem de temas e questões que estão no centro da discussão sobre a arte na atualidade. À Deriva pretende apresentar como a lógica do capital introduz incessantemente novos produtos e rápidos descartes, manipulando nossos hábitos e percepções. Podemos afirmar assim que a exposição discute situações de derretimento das complexas relações sociais, tornando aparentes relações de instabilidade, falha e colapso. Aquilo que compreendíamos como cidadania e civilidade se vê confrontado com seus limites, esgotamento e urgência.

A escolha das obras passa pela discussão dos conceitos de ruína, resistência, de “provocar a deriva”, o desvio e a violência. Operando em conjunto, esses trabalhos interrogam os limites entre estética, política, ética e relação institucional da arte; testam modos de endereçamento da arte e experimentam lugares que surgem nessas imagens e deslocamentos.

À Deriva em Joinville
abertura
terça 18 setembro 2012
às 19h30

visitação
quarta 19 de setembro a domingo 4 de novembro
terça a sexta das 9h às 17h; sábado, domingo e feriado das 12h às 18h

Entrada franca
[livre para todos os públicos] L

Compartilhe