Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

'A Paixão de JL' acumula cinco prêmios em 2015

Em dezembro, o documentário A Paixão de JL (2015), dirigido por Carlos Nader e produzido pelo Itaú Cultural, recebeu o Prêmio Especial do...

Publicado em 30/12/2015

Atualizado às 21:07 de 02/08/2018

Em dezembro, o documentário A Paixão de JL (2015), dirigido por Carlos Nader e produzido pelo Itaú Cultural, recebeu o Prêmio Especial do Júri no 37º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana. A obra aborda o cotidiano do artista visual Leonilson, construindo uma narrativa a partir de um diário em fitas cassetes, no qual ele gravou reflexões e memórias.

Essa é a quinta distinção feita ao filme neste ano. Antes, havia sido considerado o Melhor Documentário Brasileiro de Longa ou Média-Metragem pelo festival É Tudo Verdade, o Melhor Longa pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), o Melhor Longa-Metragem Brasileiro pelo festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e o Melhor Longa-Metragem pelo Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe (Curta-SE).

Em janeiro, A Paixão de JL será exibido no Festival Internacional de Programas Audiovisuais (Fipa), na França. Ao longo de 2015, o documentário passou por Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas Gerais; Gramado, no Rio Grande do Sul; Recife, em Pernambuco; Cachoeira e Vitória da Conquista, na Bahia; Parati, no Rio de Janeiro (além da capital); e Jundiaí e Bauru, em São Paulo.

Saiba mais sobre Leonilson no hotsite da exposição Sob o Peso dos Meus Amores, realizada em 2011 na sede do Itaú Cultural, em São Paulo; no site do Projeto Leonilson, dedicado à preservação de sua memória; e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Compartilhe