Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A SbØrnia KØntrAtacka

Espetáculo com Hique Gomez dá segmento à saga "sborniana"

Publicado em 20/07/2016

Atualizado às 10:28 de 03/08/2018

Nos dias 6 e 7 de agosto – respectivamente, às 21h e às 19h –, A SbØrnia KØntrAtacka no Auditório Ibirapuera. O músico, ator e diretor Hique Gomez veste seu personagem Kraunus (de Tangos & Tragédias) e sobe ao palco para receber seus convidados "sbornianos" – a pianista Rasslan (Simone Rasslan), A Grande Orquestra da Sbørnia com o Professor Kanflutz (Cláudio Levitan), Janczura, o Bumbeiro (Diego Silveira), o tubista MarkTub (Marcos Lopes) e a Sapateadora (Gabriela Santos) – e dar segmento à saga sborniana.

A ideia de montar o espetáculo surgiu, de acordo com Hique, após o período de homenagens pela passagem do amigo e parceiro Nico Nicolaiewsky (que faleceu em 2014). “Nós levamos uma 'paulada' quando o Maestro Pletskaya [personagem de Nico] resolveu 'voltar definitivamente pra Sbørnia'. Ficamos dois anos sem mexer com esse conteúdo”, conta. “Kraunus e seus amigos ficaram em um porão olhando para uma parede descascada durante esse tempo todo. Até que uma força os despertou e os colocou em atividade novamente.”

Durante a apresentação, os artistas recuperam alguns números emblemáticos de Tangos & Tragédias – como as canções "Ana Cristina”, “Aquarela da Sbørnia" e o clássico "A Trágica Paixão de Marcelo por Roberta", de Nico Nicolaiewsky. Também serão exibidos trechos do longa de animação Até que a Sbørnia Nos Separe (2014), que teve o roteiro baseado no espetáculo músico-teatral criado por Nico e Hique. “A SbØrnia KØntrAtacka é um desenvolvimento e um aprofundamento do universo da Sbørnia, que nós restabelecemos agora”, explica Hique. “Muitas das ideias que tivemos durante esses 30 anos nunca entraram para o show; outras estão surgindo neste momento.”

Ainda segundo Hique Gomez, Simone Rasslan – pianista e maestrina que atuava no espetáculo Rádio Esmeralda (concebido e dirigido por Hique e que ficou nove anos em cartaz, até o falecimento de Adriana Marques, parceira da artista) – está totalmente integrada à linha desenvolvida em A SbØrnia KØntrAtacka. “Ela é uma musicista maravilhosa, cantora como poucas e com uma presença de cena muito especial”, diz. “O último trabalho dela, Xaxados e Perdidos [CD e espetáculo], ganhou o Prêmio Açoriano de Música 2012 em seis categorias.”

Hique conta também que a tuba e o bumbo são parte do groove tradicional da Sbørnia. “A Grande Orquestra da Sbørnia e o Cláudio Levitan reforçam a sonoridade de uma forma muito consistente no espetáculo”, explica. “Além de compositor, Cláudio é um escritor muito conhecido [...] Atuou como Doctor Script no longa de animação e como consultor de roteiro”, complementa. “O grupo do Nico [Musical Saracura] gravou e tornou conhecidas várias músicas do Cláudio [...] Quando nos perguntavam sobre as influências para fundarmos o Tangos & Tragédias, eu sempre falava que, no meu caso, são o cinema mudo e Charlie Chaplin. Nico sempre dizia que era o Cláudio Levitan.”

Sobre o saudoso Nico, Hique Gomez conta que ele foi um dos artistas mais incríveis que conheceu, com quem teve a sorte de compartilhar toda a aventura criativa durante os 30 anos de parceria de Tangos & Tragédias. “O Tangos & Tragédias nos trouxe muita felicidade”, diz. “Tivemos sorte e muita determinação em fazer funcionar aquilo que era uma coisa pouco provável de fazer sucesso. Nossa carreira teve bastante repercussão; fomos muito reconhecidos e acolhidos pela comunidade artística nacional [...] Ele estará sempre presente nesse legado criativo.”

Sobre a Sbørnia
Trata-se de uma ilha flutuante, mundialmente famosa por abrigar a Grande Lixeira Cultural Recykla Gran Rechebuchin. Foi de lá que os artistas Kraunus e Maestro Pletskaya fugiram. Seus habitantes têm hábitos estranhos, como dançar mexendo apenas a cabeça, beber Sklercs de Bisuwin (planta nativa da Sbørnia) e praticar o MachadoBoll, modalidade esportiva à qual poucos times sobrevivem – nela, os participantes jogam futebol com machados e uma bola de madeira.

A SbØrnia KØntrAtacka
sábado 6 e domingo 7 de agosto de 2016
às 21h e às 19h
[duração aproximada: 80 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 12 12 ou na bilheteria do Auditório:
Horários de funcionamento
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe