Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A trajetória internacional de A Paixão de JL

Lançado em 2015, o filme A Paixão de JL foi dirigido pelo documentarista Carlos Nader e retrata um período da vida do artista visual José...

Publicado em 01/02/2017

Atualizado às 21:07 de 02/08/2018

Lançado em 2015, o filme A Paixão de JL foi dirigido pelo documentarista Carlos Nader e retrata um período da vida do artista visual José Leonilson (1957-1993). Ganhador de premiações no festival É Tudo Verdade e no Mix Brasil de Cultura e Diversidade, o longa trilha também um caminho internacional.

Depois de ganhar o prêmio de Melhor Longa-Metragem pelo Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), em 2016 participou do Festival Internacional de Programas Audiovisuais, na França. Em janeiro de 2017, foi um dos indicados na categoria de Melhor Diretor de Documentário do 7th Annual Cinema Tropical Awards ao lado de produções mexicanas e chilenas.

A Paixão de JL - frame

Produzido pelo Itaú Cultural, A Paixão de JL foi realizado a partir de um diário em fitas cassete deixado pelo pintor, desenhista e escultor Leonilson. Nelas são encontradas reflexões e memórias que, a princípio, seriam transformadas em um livro.

Carlos Nader adaptou os áudios para o formato de um documentário, mas conta que sente que o projeto pode ser enxergado como uma parceria com o artista, em razão do prévio interesse em divulgar o material. O diretor conversou com o Fala com Arte sobre os processos do filme, veja a entrevista completa aqui.

Compartilhe