Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

A Violência e o Sujeito sem Direito à Cidade – Brechas Urbanas (2017)

Debate reúne o jornalista Bruno Paes Manso, a antropóloga Mariana Varela e o fotógrafo Leo Drumond

Publicado em 23/11/2017

Atualizado às 12:07 de 03/08/2018

Esta edição do Brechas Urbanas aborda como a violência é combatida nas cidades brasileiras, o sistema prisional e sua influência na construção de uma sociedade mais justa. O debate reúne o jornalista Bruno Paes Manso, a antropóloga Mariana Varela e o fotógrafo e produtor audiovisual Leo Drumond, com mediação do sociólogo Tulio Custódio.

Bruno começa explicando sua pesquisa – iniciada há 15 anos – que envolve temas como cidades e violência, direito à vida e homicídios. Leo fala sobre A Estrela e exibe um vídeo do projeto, que oferece cursos profissionalizantes de comunicação a presidiários de Belo Horizonte/MG. A ação é desenvolvida por ele e pela jornalista Natália Martino, tendo sido contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016. Mariana questiona como se dá a “produção” da categoria de “criminoso” e o que acontece a partir de tal classificação. Trata ainda da responsabilidade do Estado e de veículos de comunicação na produção da violência.

Brechas Urbanas é uma série elaborada para provocar reflexão sobre soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas ligadas a diferentes áreas de expressão, que observam, escutam e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.

Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Gravado ao vivo em setembro de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Saiba mais sobre o projeto A Estrela.

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Compartilhe