Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Acervo Digital Do Violão Brasileiro

Apresentação terá participação de Ná Ozzetti, Fábio Zanon E Duo Siqueira Lima

Publicado em 01/09/2014

Atualizado às 20:59 de 02/08/2018

No próximo domingo, 21 de setembro, o Auditório Ibirapuera apresenta o show de lançamento do Acervo Digital do Violão Brasileiro, plataforma que pretende reunir o mais completo acervo sobre violão brasileiro, com acesso gratuito.

O show terá apresentações de Fábio Zanon, um dos maiores violonistas eruditos brasileiros; Duo Siqueira Lima, dupla formada por Cecilia Siqueira e Fernando de Lima; e Ná Ozzetti, cantora e compositora brasileira de MPB.

Para começar a noite, Fábio Zanon interpreta clássicos europeus, como Bach e Granados, além dos brasileiros Francisco Mignone e Radamés Gnattali. Em seguida, Duo Siqueira Lima apresenta músicas originalmente compostas para sanfona em dois violões, interpretando a peça “Homenagem a Chiquinho do Acordeom”, de Dominguinhos. O caráter popular do repertório inclui o choro “Um a Zero”, de Pixinguinha, e “Candomblé”, de Hugo Fattorusso.

A terceira atração da noite, Ná Ozzetti, leva ao palco um show totalmente inédito em São Paulo, acompanhada por Marcos Alves e Carlos Chaves, que assinam os arranjos. A cantora paulistana relembra o grupo Rumo, com o qual iniciou sua carreira, além de interpretar músicas autorais. Ela homenageia ainda os compositores violinistas Meira, com “Aperto de Mão”, e João Pernambuco, com “Meu Noivado”.

O Acervo Digital do Violão Brasileiro busca reunir o mais completo conjunto de documentos e informações sobre o instrumento, com acesso gratuito e dirigido a todos os públicos. Contemplado na seleção pública do Petrobras Cultural 2012, o portal é composto de dicionário de violonistas, rádio digital, discografia, biblioteca, videoteca, banco de imagens, agenda de shows, blog e linha do tempo.

Os textos são autorais e atualizados a partir de exaustiva pesquisa, abrangendo violonistas dos mais variados estilos, épocas e regiões, com biografia, musicografia, fotos inéditas, dicas de partituras e playlist de vídeos disponíveis na internet. O dicionário também tira do anonimato dezenas de artistas que, apesar da grande importância que exerceram na história do violão no Brasil, ainda não tinham sido revelados em verbete.

O projeto é dirigido e idealizado pelo jornalista e pesquisador musical Alessandro Soares, que estuda a história do violão há 15 anos e já desenvolveu outros projetos sobre o tema.

Para conferir o Acervo, clique aqui.

Acervo Digital Do Violão Brasileiro
domingo 21 de setembro de 2014
às 19h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos gratuitos e retirados uma hora e meia antes da apresentação
[livre para todos os públicos]

Compartilhe