A linguista Adelaide Monteiro fala sobre seu trabalho como curadora da Biblioteca Nacional de Cabo Verde e do convívio cotidiano com duas línguas no país insular: a língua portuguesa, oficial e utilizada em situações formais; e o crioulo, da oralidade do dia a dia, ainda em busca de ser oficializado. Comenta também a proximidade entre as culturas brasileira e cabo-verdiana e a relevância que a primeira tem para Cabo Verde.

Gravação realizada durante o 11º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, em dezembro de 2019, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo (SP).

Saiba mais sobre o Conexões Itaú Cultural.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto e Julia Sottili
Estagiária: Amanda Lopes
Captação, edição e entrevistas: Belluah Produções (terceirizada)
Intérprete de Libras: Livia Vilas Boas (terceirizada)

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

Veja também

Assista aos debates do Conexões Itaú Cultural 2019

Evento promoveu mesas de debates sobre as práticas de difusão da produção literária, as relações entre cinema e literatura, o futuro dos estudos sobre a cultura brasileira lá fora e questões de tradução