Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Agenda | Seminário O Valor da Cultura

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais promove o seminário O Valor da Cultura, no dia 25 de julho no MASP.

Publicado em 03/07/2017

Atualizado às 10:55 de 03/08/2018

O Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais (FBDC) realiza seu segundo seminário no dia 25 de julho, das 8h30 às 13h, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). O seminário abordará o valor da cultura para além dos seus impactos econômicos no setor cultural, num diálogo entre brasileiros e ingleses.

Movimento criado em junho de 2016, o FBDC reúne mais de 140 instituições, gestores e representantes do setor cultural pela busca de uma agenda articulada para as políticas públicas. Entre as pautas do fórum está o investimento na economia da cultura como eixo transversal para o desenvolvimento.

Em novembro de 2016, o fórum realizou o seminário Economia da Cultura: Caminhos para o Desenvolvimento, em que foram apresentados indicadores e informações estatísticas sobre a cadeia produtiva de setores relevantes da cultura, projetos culturais que transformaram socioeconomicamente realidades de várias regiões do país e, por fim, uma mesa para pensar os desafios e as oportunidades para a construção de uma política para a economia da cultura no país. A íntegra do seminário pode ser vista aqui.

As inscrições para o seminário O Valor da Cultura poderão ser realizadas de 11 a 24 de julho pela página do fórum no Facebook.

PROGRAMAÇÃO

8h30: café

9h: boas-vindas
Lucas Pêssoa | Masp
Carla Vidal | FBDC, Expomus
Martin Dowle | British Council

9h10: Economia da Cultura no Brasil: Contexto Geral
Claudio Lins de Vasconcelos e Leandro Valiati

Cláudio Lins de Vasconcelos
É advogado, doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre pela Universidade de Notre Dame. Foi secretário de Economia da Cultura do Ministério da Cultura, consultor do Banco Mundial e assessor adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Justiça. É professor universitário, autor de diversos trabalhos, entre eles o livro Mídia e Propriedade Intelectual: a Crônica de um Modelo em Transformação.

Leandro Valiati
É professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e pesquisador associado na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Universidade de Valência, na Espanha, Queen Mary University of London e Universidade Paris XII, Sorbonne. Coordenador do Observatório de Economia Criativa da UFRGS. Coordenador do GT Economia Criativa, Cultura e Políticas Públicas no CEGOV/UFRGS e do Grupo de Pesquisa CNPq Economia Criativa, Cultura e Desenvolvimento.

9h30: Os Benefícios Trazidos pela Experiência da Arte e da Cultura para a Sociedade
Geoffrey Crossick com provocações de Ana Carla Fonseca

Geoffrey Crossick
É historiador e distinguished professor de humanidades na Escola de Estudos Avançados da Universidade de Londres. Foi vice-reitor da Universidade de Londres, Warden of Goldsmiths, e presidente do Conselho de Pesquisa em Artes & Humanidades. Foi diretor do Projeto Valor Cultural do Art & Humanities Research Council (AHRC). É presidente do Conselho de Ofícios da Inglaterra e membro de várias diretorias nos setores de educação superior e cultura. Ministra palestras no Reino Unido e no exterior sobre educação superior e estratégia de pesquisa, importância das artes e humanidades e setores criativo e cultural. É membro do Conselho Consultivo para Ciências do Departamento de Cultura, Mídia & Esportes, na Inglaterra.

Ana Carla Fonseca
É administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), economista, mestre em administração, doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e professora no Brasil, na Argentina e na Espanha. Liderou projetos em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e em Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista em cinco línguas, 172 cidades e 30 países. Autora de livros como Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti, 2007) e Cidades Criativas (2013). É assessora para a Organização das Nações Unidas (ONU) e membro do Corpo Mundial de Peritos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de vários conselhos. Venceu o Prêmio Claudia 2013 em Negócios e foi apontada pelo jornal El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

10h15: Desafios de Quantificação, Qualificação e Avaliação da Economia da Cultura
Andy Pratt com provocações de Leandro Valiati

Andy Pratt
É professor de economia da cultura no Centro para Cultura e Indústrias Criativas, da Universidade da Cidade de Londres. E tem realizado extensa pesquisa em desenvolvimento da economia da cultura e cidades em todos os continentes. Foi conselheiro e consultor para Relatórios da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre economia criativa e também consultor da Unesco na estruturação de estatísticas culturais. Ele também aconselhou o Departamento para Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido, a Comissão Europeia e o Conselho da Europa.

11h: intervalo

11h15: Desigualdades no campo cultural, focando na questão de gênero, raça e classe social
Rosalind Gill com provocações de Luciana Modé

Rosalind Gill
É professora da King's College London. Estudou sociologia e psicologia na Universidade de Exeter e possui doutorado em psicologia social no Grupo de Discurso e Retórica (DARG), da Universidade de Loughborough.

Luciana Modé
É coordenadora do Observatório Itaú Cultural.

12h às 13h: Plenária
Mediação: Claudio Lins
Participantes: Geoffrey Crossick
Andy Pratt
Rosalind Gill
Leandro Valiati

Seminário O Valor da Cultura
terça 25 de julho de 2017
8h30 às 13h
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) – 374 lugares
[Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP – próximo à estação de metrô Trianon-Masp]

inscrições
terça 11 a segunda 24 de julho
clique aqui e inscreva-se

Compartilhe