Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Agosto de 2021: confira os destaques do Itaú Cultural no mês

Mês contou com aberturas de exposições, lançamentos na Itaú Cultural Play, novos podcasts e mais

Publicado em 01/09/2021

Atualizado às 17:13 de 03/11/2021

Seguindo com as atualizações do Plano São Paulo, a sede do Itaú Cultural (IC), na Avenida Paulista, 149, voltou a funcionar com visitação espontânea em 24 de agosto. Assim, não é mais necessário reservar ingresso para ver as exposições que estão em cartaz. Mesmo com as mudanças, as visitas seguem cuidados e orientações para conter o avanço da pandemia, como 1 metro de distanciamento entre o público, uso de máscara em todos os ambientes e protocolos sanitários de higienização.

No mês que passou, as atividades do IC foram marcadas por duas importantes mostras, que homenageiam Sueli Carneiro e Geraldo de Barros. Relembramos, a seguir, as atividades mais importantes de agosto de 2021.

Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber novidades por e-mail.

Ocupação homenageia Sueli Carneiro

Referência no feminismo negro no Brasil, Sueli Carneiro tem sua trajetória celebrada na 52ª edição do Ocupação Itaú Cultural, aberta no último sábado do mês de agosto e em cartaz até 31 de outubro. A mostra celebra a vida e a obra de Sueli, recontando sua biografia, marcada pelo ativismo e pelo desenvolvimento de um pensamento filosófico e acadêmico. Além do espaço físico, o público tem à disposição uma série de conteúdos e informações adicionais em um site especial, como entrevistas em vídeo, galerias de fotos e textos assinados por nomes como Djamila Ribeiro e Thula Pires.

Acesse o site neste link.

Obras de Geraldo de Barros em exposição

O mês de agosto também marcou a abertura da exposição Geraldo de Barros – imaginário, construção e memória, mais especificamente no dia 11, com visitação até 7 de novembro. A mostra destaca a trajetória desse grande nome das artes visuais no Brasil e exibe a mais extensa seleção de produções do artista, que transitou com naturalidade e originalidade por diferentes áreas de expressão: da pintura e da fotografia ao design de móveis, sempre impelido por uma paixão pela experimentação.

Em complemento ao espaço físico, conteúdos virtuais – como entrevistas exclusivas com pessoas ligadas a Geraldo de Barros – são disponibilizados aqui no site e no YouTube do IC. O destaque fica para o vídeo em 360 graus do espaço expositivo, com comentários dos curadores Lorenzo Mammi e Michel Favre.

A obra de Geraldo de Barros também é tema do Caderno do professor, lançado pela Enciclopédia Itaú Cultural no dia 27 de agosto, o qual propõe um plano de aula a partir da narrativa criada pelo artista.

Espaço Itaú de Cinema chega à Itaú Cultural Play

Uma parceria entre a Itaú Cultural Play e o Espaço Itaú de Cinema marcou os 20 anos do espaço com uma retrospectiva do diretor e roteirista paulistano Ugo Giorgetti na plataforma de streaming. Entre os 14 filmes selecionados, foram realizadas duas pré-estreias: o longa-metragem de ficção Dora e Gabriel e o documentário Paul Singer, uma utopia militante. A mostra – que segue disponível até 5 de outubro – marca a primeira parceria entre o Espaço Itaú de Cinema e a Itaú Cultural Play. Depois dessa, outras curadorias elaboradas pela rede de cinemas serão apresentadas ao público da plataforma.

Saiba mais.

Mostra Infâncias plurais

Uma mostra de curtas-metragens realizados pelos participantes do Infâncias plurais está sendo lançada semanalmente no site do Itaú Cultural. Os vídeos são resultado do ciclo do edital, que propôs encontros e criação de projetos audiovisuais sobre infância e adolescência. O objetivo do Infâncias plurais é proporcionar a troca de saberes com respeito às culturas da infância e democratizar o acesso a conteúdos culturais para a faixa etária de 7 a 14 anos.

Confira os selecionados da primeira e da segunda semanas.

Novos podcasts disponíveis

Em agosto, o IC lançou dois novos podcasts. A série +70 chega a esse novo formato de mídia depois de anos com entrevistas em vídeo. A série mergulha na trajetória de artistas, educadores e intelectuais marcantes para a arte e a cultura brasileiras, que falam do topo de uma experiência de mais de 70 anos.

Já o Ficções Itaú Cultural marca a estreia no audiodrama. Episódios semanais trarão dramaturgias diversas protagonizadas por artistas do teatro brasileiro e criadas especialmente para ouvir. Confira aqui os dois primeiros episódios, dirigidos por Fabiano Dadado de Freitas.

Encontros de cinema

De 23 a 27 de agosto, a programação do Itaú Cultural debateu a gestão do audiovisual em uma nova edição do Encontros de cinema. Em mesas ao vivo e entrevistas pré-gravadas, os participantes enfatizaram como o planejamento, a organização e o monitoramento de processos são vitais para a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do setor – da produção e distribuição à exibição e consumo. Os vídeos seguem disponíveis na íntegra no nosso canal no YouTube e trazem informações e entendimento crítico para a compreensão das mudanças mais importantes da indústria audiovisual contemporânea, impactadas também pela pandemia de covid-19.

Outros destaques para ficar por dentro

Os 80 anos de Ney Matogrosso pelo olhar do cineasta Joel Pizzini, diretor de Olho nu, documentário disponível na Itaú Cultural Play

Ruy Guerra completa 90 anos e ganha mostra na plataforma de streaming do IC

Prêmio Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa divulga lista dos semifinalistas

Compartilhe