Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Alessandra Leão

O show Língua conta com a participação especial de Tulipa Ruiz

Publicado em 15/02/2017

Atualizado às 10:43 de 03/08/2018

Libras

ATENÇÃO: De 20 de fevereiro a 2 de março, o Auditório Ibirapuera estará fechado para manutenção. A venda de ingressos para os espetáculos que acontecem na casa em março será realizada nesse período pelo site da Ingresso Rápido, em seus pontos de venda espalhados por todo o Brasil e pelo telefone 11 4003 1212. Na bilheteria do Auditório Ibirapuera, os ingressos poderão ser adquiridos a partir do dia 3 de março, nos seguintes horários:
sexta e sábado, das 13h às 22h
domingo, das 13h às 20h

A compositora, cantora e percussionista pernambucana Alessandra Leão sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, acompanhada pelos músicos Caçapa (guitarra), Ricardo Carneiro (guitarra), Missionário José (baixo), Gustavo Souza (bateria) e Abuhl Júnior (percussão), com o show Língua, que traz no repertório as músicas da trilogia homônima formada pelos EPs Pedra de Sal (2014), Aço (2015) e Língua (2015), além de algumas surpresas. A apresentação tem ainda a participação especial de Tulipa Ruiz, com quem a artista canta pela primeira vez.

“Eu e Tulipa nos conhecemos anos atrás, na época do lançamento de Dois Cordões (2009)”, conta Alessandra Leão. “Uma acompanhava e comentava o trabalho da outra, mas só viemos a nos encontrar quando vim lançar o disco aqui em São Paulo”, diz. “Chamei algumas pessoas para escrever sobre cada um dos EPs da trilogia e a Tulipa foi convidada para fazer um texto para o Língua. Então, a vontade de cantarmos juntas, que já existia, se tornou realidade com esse projeto. Ela vai cantar “Pássaros, Mulheres e Peixes.”

Segundo a cantora, Língua seria apenas um disco. “Mas por algumas questões, como a do próprio processo de criação do trabalho, decidimos lançar em três capítulos”, explica Alessandra. “Quando comecei a fazer Pedra de Sal, eu já sabia dos outros dois (Aço e Língua); de que momento eles falariam, apesar de não ter todas as músicas ainda. Então, fui finalizando as canções de acordo com o processo individual de cada disco.”

O processo criativo da trilogia Língua, produzido a oito mãos, começou por volta de 2011 quando a artista, que ainda estava morando no Recife [ela vive em São Paulo há três anos], passou a promover encontros, leituras e trocas com a diretora, atriz e dramaturga Luciana Lyra, com a artista plástica gráfica Vânia Medeiros e com o parceiro, arranjador, instrumentista e produtor musical Caçapa.

“Eu já tinha trabalhado com a Luciana Lyra, em 2010, quando compus a trilha sonora do espetáculo Guerreiras”, conta Alessandra Leão. “Ela tem um método de criação dramatúrgica e eu pedi que o adaptasse para a música, já que a trilogia tem essa dramaturgia entre os discos”, explica. “Venho tentando produzir minhas canções entrelaçadas com outras linguagens artísticas. Então, eu a chamei para fazer a direção artística comigo. Vânia e eu também já tínhamos trabalhado juntas [em Guerreiras e Folia de Santo (2008)]. E Caçapa, autor de todos os arranjos, é meu parceiro musical há dez anos”.

Alessandra Leão acrescenta que a trilogia Língua fala de um mergulho íntimo, objetivo. “Pedra de Sal tem o princípio de você não saber exatamente para onde vai e o que virá; essa tomada de fôlego para começar uma jornada. Aço chega na parte mais profunda e visceral. Já Língua é o caminho de volta, a retomada de ar, o perceber do que mudou”, diz. “Cada momento tem ainda outras camadas, que possuem relação com partes do corpo e com orixás, e  foram aparecendo ao longo do processo e me guiaram para compor”, explica. “Nós vamos refazer o percurso desse mergulho com o público, no Auditório.”

Alessandra Leão
sexta 3 de março de 2017
às 21h
[duração aproximada: 100 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Na bilheteria do Auditório Ibirapuera, os ingressos poderão ser adquiridos a partir do dia 3 de março, nos seguintes horários:
sexta e sábado, das 13h às 22h
domingo, das 13h às 20h 

Compartilhe