Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Almir Suruí – Mekukradjá

Liderança dos Paiter Suruí aborda a cultura de seu povo e a importância da sabedoria indígena diante de desafios da atualidade

Publicado em 26/04/2021

Atualizado às 15:22 de 27/04/2021

O líder indígena Almir Suruí fala sobre a cultura e a transmissão de conhecimentos do seu povo, o Paiter Suruí (RO). Coordenador da Associação Metareilá, fundada para defender os patrimônios cultural, ambiental, social e econômico dos Paiter Suruí, ele também comenta a criação de uma universidade indígena – em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – e a importância da sabedoria dos povos indígenas no enfrentamento de diversos desafios da atualidade.

Este depoimento foi gravado remotamente em 2020.

Ouça todos os episódios já disponíveis do podcast Mekukradjá aqui no site ou em aplicativos especializados, como o Spotify ou o Apple Podcasts, no celular ou no computador – basta pesquisar o nome dos programas.

ITAÚ CULTURAL

Presidente: Alfredo Setubal
Diretor: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto
Captação de som: Vocs TV (terceirizada)
Finalização de som: Cinemática Audiovisual (terceirizada)
Locução: Julio de Paula (terceirizado)
Apresentação: Daniel Munduruku

O Itaú Cultural (IC), em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura, com o objetivo de garantir ainda mais perenidade às suas ações e o seu legado no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo o seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.

O líder indígena Almir Surui, do povo Paiter Suruí (imagem: divulgação)
Compartilhe