Na São Paulo que ele eternizou em fotografias, muitas carregadas de nostalgia desde o clique, German Lorca chegou ao mundo, em um 28 de maio, no ano de 1922. Há cem anos, portanto. Também no mês de maio, no dia 8 de maio de 2021, ele morreu, aos 98 anos, transformando-se ele próprio em saudade.

Autorretrato, 1969 | impressão de 2018 pigmento acervo pessoal (imagem: German Lorca)

Veja também:
>>Leia mais sobre German Lorca na “Enciclopédia Itaú Cultural”
 

No Itaú Cultural, Lorca ganhou uma retrospectiva em 2018, German Lorca: mosaico do tempo, 70 anos de fotografia, com curadoria de Rubens Fernandes Junior. Na época, o artista acompanhou de perto os preparativos, participando de reuniões com a equipe da organização.

Oca, Parque do Ibirapuera (1954/2005) (imagem: German Lorca)

Leia a publicação da exposição:

Em homenagem a German Lorca, reunimos outros materiais sobre o fotógrafo já publicados aqui no site.

- em 2014, German Lorca fala sobre seu processo criativo e sobre sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante.

- German Lorca está entre os artistas presentes na exposição virtual Fotografia modernista brasileira, disponível no Google Arts & Culture, plataforma do Google que reúne coleções de arte de vários museus e institutos culturais do mundo.

- em 2018, o jornalista Cassiano Viana escreveu sobre German Lorca e seu amor pela fotografia.

- na ocasião da mostra German Lorca: mosaico do tempo, 70 anos de fotografia, em 2018, uma saída fotográfica reuniu participantes inscritos e propôs a eles que fotografassem as pessoas e as paisagens da cidade de São Paulo. Veja o resultado da atividade.

Veja também