Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Antinomies I – a partitura perdida de Rogério Duprat

O espetáculo tem como ponto alto a primeira audição mundial da obra

Publicado em 17/05/2017

Atualizado às 10:51 de 03/08/2018

Realizado com o apoio do Rumos Itaú Cultural, o espetáculo tem como ponto alto a primeira audição mundial de “Antinomies I”, de Rogério Duprat – músico brasileiro iniciador e instigador do movimento música nova e do tropicalismo. Composta em 1962, a obra foi perdida em um metrô europeu, reescrita em 1966 e recentemente redescoberta e analisada pelos músicos Ricardo Stuani e Itamar Vidal.

“Antinomies I” foi pensada minuciosamente. Pouco convencional, sua partitura já foge do comum ao utilizar uma escrita grafista. Em vez das notas inscritas no clássico pentagrama (conjunto de cinco linhas), a composição foi realizada em 32 circunferências, unidades estruturais de música. Dentro delas, angulações indicam a proporção de tempo de cada instrumento. Há também instruções sobre a forma de execução das notas, incentivando improvisações e intervenções do músico.

A escrita grafista é um dos aspectos revolucionários da peça, mas não o único. A complexidade da partitura não permite que a execução seja realizada com processos individuais. Itamar Vidal explica:  “Essa é uma peça que ele quer que seja motivo de discussão. Não é possível ser feita sem uma grande conversa entre os músicos. O maestro não pode ditar todas as regras, muita coisa está a cargo do instrumentista”. A nomenclatura “maestro”, inclusive, é outro fator criticado por Duprat, que prefere o termo “diretor”, para reforçar uma relação da obra com a dramaturgia.

Em frequente construção, já que se mostra única a cada execução, “Antinomies I” será executada a partir de uma montagem idealizada por Itamar. O músico e pesquisador utiliza projeções por videomapeamento baseadas nos próprios desenhos de Duprat e em desenhos do ex-Mutantes Arnaldo Baptista, o que realça a intenção do compositor de unir a arte visual à escrita tradicional. Além da partitura perdida de Duprat, serão apresentadas canções que conversam com a obra: “Panis et Circenses”, de Caetano Veloso e Gilberto Gil; “Eric Dolpgy Memorial Barbecue”, de Frank Zappa; e “Noite Vazia”, também de Duprat.

Conheça mais sobre a obra de Duprat no Blog Rumos e veja o teaser do espetáculo na aba vídeos.

Antinomies I – a Partitura Perdida de Rogério Duprat
sexta 2 de junho de 2017
às 21h
[duração aproximada: 50 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe