Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural em Brasília (DF)

Exposição apresenta obras que dependem da interação com o público

Publicado em 07/10/2016

Atualizado às 10:32 de 03/08/2018

O Museu Nacional do Conjunto da República, em Brasília (DF), exibe até o dia 6 de novembro a exposição Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural. A mostra se enquadra em um dos focos de atuação do Itaú Cultural, o de apoiar e fomentar o desenvolvimento de uma arte relacionada à tecnologia.

Apenas uma das modalidades daquilo que chamamos de arte tecnológica, a arte cibernética se distingue, essencialmente, por nascer de tecnologias desenvolvidas a partir da segunda metade do século XX e por basear-se na interação com o outro – seja entre observador e obra, seja entre os integrantes distintos de um mesmo sistema.

O espaço expositivo conta com dez obras. Todas elas exploram, de modo poético, os diversos níveis de diálogo entre seres humanos e softwares ou entre as sub-rotinas de um mesmo software. São trabalhos que não devem apenas ser contemplados ou observados a distância – a ideia é que o público esteja verdadeiramente presente nessa interação, vivenciando, tocando, soprando, falando. Só assim a obra se torna capaz de revelar sua verdadeira poesia.

O Museu Nacional do Conjunto da República funciona de terça a domingo, das 9h às 18h30. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 3325 5220 ou pelo e-mail museunacional@gmail.com.

Arte Cibernética – Coleção Itaú Cultural em Brasília (DF)

Visitação
até domingo 6 de novembro de 2016
terça a domingo 9h às 18h30
Museu Nacional do Conjunto da República – Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF

Entrada gratuita

Compartilhe