Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Festival Arte como Respiro: veja a programação do dia 22

Segunda semana de programação abre com "Mil e Uma Noites Século Trans 21", "_Cá entre Nós" e "Quiero Ser Libre"

Publicado em 20/07/2020

Atualizado às 20:00 de 23/07/2020

A primeira edição do Festival Arte como Respiro, evento totalmente on-line, apresenta uma seleção de espetáculos de artes cênicas contemplados no edital de emergência. De 17 a 27 de julho, peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança, do teatro queer e do circo ganham destaque aqui no site do Itaú Cultural.

>> Veja a programação do dia 23
>> Veja a programação do dia 24
>> Veja a programação do dia 25

>> Veja a programação do dia 26
>> Artistas também se apresentam em canais próprios

Na quarta 22, o destaque fica para Mil e Uma Noites Século Trans 21, da dramaturga, poeta e escritora Ave Terrena e com elenco formado por artistas transvestigêneres. Já _Cá entre Nós aborda a violência doméstica durante a pandemia de covid-19.

Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação do dia. 

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

_Cá entre Nós
Shirlei Santos de Jesus Silva Ferreira

O espetáculo apresenta uma abordagem artística sobre o aumento de casos de violência doméstica durante o distanciamento social em função da pandemia de covid-19 pela ótica de três mulheres pretas. Este trabalho, que foi criado por meio de dados obtidos de artigos da Organização Mundial da Saúde somados à inspiração poética, chama a atenção para urgência do tratamento da violência doméstica como questão de saúde pública, utilizando a arte como instrumento de reflexão e capaz de promover mudanças nas políticas públicas.

quarta 22 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 7 minutos]
disponível até as 20h de 23 de julho

[classificação indicativa: 12 anos]

A atriz Naira da Hora faz parte do espetáculo "_Cá Entre Nós", ao lado de Ella Nascimento e Shirlei Silva (imagem: Ana Carolina Franco)

Quiero Ser Libre
Maria Tuti Luisão

Este vídeo é parte de uma performance chamada Cualquiera! Cualquer Cosa Sobre Todo En Mi. O trabalho é um manifesto que aborda a questão de que se uma se vinga, se vingam todas. Nele, vemos o corpo testando possibilidades de vinganças, brindando o corpo-prazer como poética-estética de resistências criativas. Através de vibrações, montar-desmontar, deformações, enxertos, próteses, modificações corporais e artificialidade, a artista busca deslocar suas ficções pessoais sobre ser mulher, traçando outras estéticas e criando novas realidades possíveis.

quarta 22 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 3 minutos]
disponível até as 20h de 23 de julho

[livre para todos os públicos]

Quiero Ser Libre (imagem: divulgação)

Mil e uma Noites Século Trans 21 (SP)
Ave Terrena

Mil e Uma Noites Século Trans 21 é uma produção audiovisual da quarentena, inteiramente composta por pessoas transvestigêneres. O ponto de partida é a história clássica As Mil e Uma Noites, em que um rei se casa com uma mulher diferente a cada noite, matando-as na manhã seguinte. Na apropriação moderna desta narrativa, as atrizes narradoras encarnam Sahrazad, personagem conhecida milenarmente: a única que consegue permanecer viva, narrando histórias durante mil e uma noites para o rei, encarnado pelo ator-narrador. Na adaptação de Ave Terrena, em conjunto com o elenco, a narrativa tradicional é costurada com outras, incluindo contos conhecidos da oralidade e da escrita.

quarta 22 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 30 minutos]
disponível até as 20h de 23 de julho

[classificação indicativa: 12 anos]

Mil e uma Noites Século Trans 21 (imagem: divulgação)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Compartilhe