Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Festival Arte como Respiro: veja a programação do dia 26

Último dia de programação da primeira edição do festival tem peças infantis e para adultos

Publicado em 20/07/2020

Atualizado às 16:28 de 28/07/2020

A primeira edição do Festival Arte como Respiro, evento totalmente on-line, apresenta uma seleção de espetáculos de artes cênicas contemplados no edital de emergência. De 17 a 27 de julho, peças e cenas teatrais, trabalhos infantis, de dança, do teatro queer e do circo ganham destaque aqui no site do Itaú Cultural.

>> Veja a programação do dia 22
>> Veja a programação do dia 23
>> Veja a programação do dia 24

>> Veja a programação do dia 25
>> Artistas também se apresentam em canais próprios

O último dia da primeira edição do festival tem programação para toda a família curtir – os espetáculos das 15h são voltados para o público infantil e os das 20h para o público adulto.

Os espetáculos ficam disponíveis por 24 horas aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação do dia. 

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Transmutação do Vazio
Cia. Pavio de Abajur

O trabalho é uma reflexão sobre o vazio que nasce quando a esperança morre. Aqui, para a esperança não morrer fazemos as pazes com o nada, afinal somente a consciência do nada nos permite transcender e reavaliarmos nossa própria vida e comportamentos. Aqui o vazio se preenche e se faz necessário. Como diz Sartre: “cabe ao homem construir-se a si mesmo”. Dessa reflexão, acompanhamos a transmutação da personagem pela observação da mutação da lagarta em borboleta. O confinamento não significa renunciar à liberdade. Afinal, a resignação é uma decisão livre, então escolhemos não nos resignar e transformamos a casa em casulo e não a encaramos como privação e sim como oportunidade de conexão, de dar ouvidos ao “vazio” de cada um.

domingo 26 de julho de 2020
às 15h
[duração aproximada: 9 minutos]
disponível até as 15h de 27 de julho

[livre para todos os públicos]

Transmutação do Vazio (imagem: divulgação)

O Mistério do Sapato Desaparecido
Teatro Por Um Triz

O sapato de Cinderela sumiu! Para investigar o seu paradeiro, um sapato-detetive, a la Sherlock Holmes, entra em ação e vai parar em uma sapataria, onde os sapatos têm vida. Lá, encontra famosos sapatos das histórias infantis. Todos são suspeitos! Além da referência ao sapatinho de Cinderela, outros sapatos famosos da literatura infantil transformaram-se em personagens no espetáculo: a Bota Sete Léguas (Pequeno Polegar, de Charles Perrault) e os Sapatinhos Vermelhos (de Hans Christian Andersen). A montagem explora as possibilidades expressivas dos sapatos dentro da linguagem do teatro de objetos.

Logo após a exibição do espetáculo, o Teatro Por Um Triz propõe brincadeiras para as crianças com os sapatos que elas têm em casa. 

domingo 26 de julho de 2020
às 15h
[duração aproximada: 51 minutos]
disponível até as 15h de 27 de julho

[livre para todos os públicos]

Elenco do espetáculo. Da esquerda para a direita: Andreza Domingues, Márcia Nunes, Péricles Raggio e Wagner Dutra (imagem: Jean-charles Mandou)

PROGRAMAÇÃO ADULTA

Ritual de Proteção em Quarentena
Dembaia

Esta peça nasce durante o confinamento, ao nos provocarmos sobre como poderíamos manter a sanidade diante deste novo momento? A solução foi respirar juntas e fazer arte para nós e para o público através de plataforma de videoconferência, estabelecendo novas pontes com o sagrado, a poesia, a dramaturgia, o corpo, a dança e a música.

domingo 26 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 8 minutos]
disponível até as 20h de 27 de julho

[livre para todos os públicos]

Frame da obra "Ritual de Proteção em Quarentena" (imagem: divulgação)

Poracê – O Outro de Nós
Cia. Dançurbana

A palavra poracê, do Nheengatu, significa dança indígena de celebração ou baile, arrasta-pé. Poracê – O Outro de Nós é um espetáculo sobre a força do conjunto, uma celebração de estar em comunidade e dos laços com o território. Em cena, experimentando corpos e sons imaginados, os intérpretes propõem formas diversas de ser e estar no mundo. Provocados por três coreógrafos com experiências distintas, seis intérpretes-criadores também diferentes entre si investigam suas identidades, nomes, origens e relações com o lugar onde vivem: Mato Grosso do Sul. O trabalho reflete questões de diversidade, do perecimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

domingo 26 de julho de 2020
às 20h
[duração aproximada: 51 minutos]
disponível até as 20h de 27 de julho

[livre para todos os públicos]

Poracê – O Outro de Nós (imagem: Franciella de Andradre Cavalheri)

Acesse a programação completa do Festival Arte como Respiro.

Compartilhe