Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

As Bahias e a Cozinha Mineira | INGRESSOS ESGOTADOS

Espetáculo As Bahias e a Cozinha Mineira Etc & Tal destaca o universo feminino

Publicado em 12/09/2016

Atualizado às 11:01 de 27/08/2018

No dia 30 de setembro, As Bahias e a Cozinha Mineira iniciam a turnê Etc. & Tal no Auditório Ibirapuera. Produzido por Marcos Xuxa Levy, o espetáculo foi pensado nos mínimos detalhes para acompanhar o crescimento da banda e ser capaz de cair na estrada, levando as canções do álbum Mulher Brasil afora.

Veja também:

>>As Bahias e a Cozinha Mineira no blog Fala com Arte

O grupo é formado pelas vocalistas Assucena Assucena e Raquel Virgínia, por Rafael Acerbi na guitarra, Rob Ashtoffen no baixo, Carlos Eduardo Samuel no teclado, Vitor Coimbra na bateria e Danilo Moura na percussão. A sonoridade de As Bahias e a Cozinha Mineira é bastante diferente do que se costuma ouvir na música popular brasileira. Letras provocativas são acompanhadas de melodias fortes, influenciadas por blues e outros gêneros expressivos.

Rafael Acerbi explica que o novo modelo de show surgiu em razão dos planos de viajar: “A ideia é levar para o mundo. Ele tem, como o Xuxa Levy diz, um padrão internacional. Vai ser um espetáculo moderno, dinâmico, com direção de iluminação muito bem pensada”.

O repertório da apresentação utiliza, além do primeiro álbum da banda, Mulher, canções de outros compositores da música popular brasileira. Essa é uma prática comum nos shows do grupo. Assucena Assucena fala sobre a escolha: “O disco foi gerado em audições de Gil, Bethânia, Elza, Caymmi. A gente gosta de conversar com a contemporaneidade, que somos nós, e com a tradição, nossos mestres. Faz muito sentido colocar canções como “A Hora do Almoço”, de Belchior, por exemplo”. A cantora também promete um espetáculo mais poético, que conta com o performismo típico dela e de Raquel Virgínia.

Um dos temas mais relevantes no espetáculo, e no trabalho em geral da banda, é a abordagem de questões de gênero. O primeiro álbum, Mulher, explora o universo feminino vivido por duas vocalistas transexuais. “Existe um estereótipo em termos de população trans, uma associação direta com a prostituição. Vejo que para as pessoas não trans nosso trabalho tem sido importante. Mostramos que ser trans é normal e acho que isso quebra tabus”, esclarece Raquel.

A questão política é muito forte para o grupo. Assucena explica: “Um show, uma arte têm um sentido político aberto uma vez que são públicos”. Raquel completa: “No palco, mensagens estão sendo passadas o tempo todo. Existe necessariamente uma posição política”. O intuito do grupo é viajar em turnê com o espetáculo Etc. & Tal por um ano, até o lançamento do próximo disco, previsto para julho de 2017.

As Bahias e a Cozinha Mineira
sexta 30 de setembro de 2016
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada) | INGRESSOS ESGOTADOS
[livre para todos os públicos]

 

Compartilhe