Em pauta, a relação de mulheres e da comunidade LGBTQIA com os grandes centros urbanos. Debate com a participação da atriz Maitê Schneider, da arquiteta e urbanista Joice Berth e da cantora, compositora e atriz Karina Buhr.

A mediadora, a jornalista Natália Garcia, exibe um vídeo com depoimentos coletados durante a Marcha das Mulheres pelas Diretas Já. Joice Berth, também pesquisadora de questões raciais e do direito à cidade e ativista do feminismo negro, fala da simbologia das cidades, a qual remete à imagem de um homem branco, heterossexual e classe média alta.

Do corpo que é a cidade para o corpo individual, Maitê Schneider, que nasceu Alexandre e é autora do portal sobre diversidade Casa da Maitê, apresenta a perspectiva de quem vive tais questões. Ex-integrante das bandas Eddie e Comadre Fulozinha e já em seu terceiro disco solo, Karina Buhr parte de sua vivência de música que circula por espaços diversos nas cidades e pelo país para trazer à conversa o machismo cotidiano.

Brechas Urbanas é uma série elaborada para provocar reflexão sobre soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas ligadas a diferentes áreas de expressão, que observam, escutam e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Gravado ao vivo em 29 de junho de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Maria Clara Matos, Tiago D’Ambrosio, Thiago Rosenberg, Simoni Barbiellini e Camila Zamith
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Ricardo Tayra
Estagiário: Lucas Bassoto
Captação: VOCS
Edição: Caetano Tola (terceirizado)
Intérpretes de Libras: Erika Mota e Thalita Passos (terceirizadas)

Veja também

Carne de Mulher

Em monólogo, a atriz Paula Cohen aborda a violência contra a mulher
onde: Itaú Cultural

Festival Mix | Série ‘Gêneros’

Em entrevista, João Federici, diretor artístico do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, fala sobre a criação e a gestão do evento.