Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Assista on-line a uma seleção de filmes com o tema sertão

De 22 de maio a 2 de junho, o Itaú Cultural disponibiliza cinco curtas aqui pelo site. A mostra faz parte da programação do Maio dos Sertões

Publicado em 14/05/2019

Atualizado às 18:06 de 28/05/2019

Como parte do Maio dos Sertões – programação inspirada na região nordestina e que inclui teatro, contação de histórias e minicurso sobre literatura sertaneja –, o Itaú Cultural apresenta uma mostra on-line de filmes com esse tema.

Veja também:
>>Programação gratuita no Itaú Cultural é inspirada na importância do sertão

Entre 22 de maio e 2 de junho, ficam disponíveis aqui no site: Vida Maria, de Márcio Ramos; Meninos e Reis, de Gabriela Romeu; Sophia, de Kennel Rógis; No Devagar Depressa dos Tempos, de Eliza Capai; e Morte e Vida Severina, de Afonso Serpa.

Confira a seguir mais informações sobre as obras exibidas.

Vida Maria (2006), Márcio Ramos
8min34s | Fortaleza (CE) | livre para todos os públicos

Maria José, uma menina de 5 anos, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Meninos e Reis (2016), Gabriela Romeu
16 min | Juazeiro do Norte (CE) | livre para todos os públicos

No reisado, um dos folguedos mais populares do Cariri cearense, crianças aprendem a jogar espada com destreza e meninas crescem como rainhas. Maria, a rainha de um dos reisados mais tradicionais da região, está no último ano de participação como brincante na festa e encara o drama de passar a coroa para a irmã mais nova.

Sophia (2013), Kennel Rógis
15 min | Coremas (PB) | livre para todos os públicos

Na busca por entender melhor o universo da filha Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por várias experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

No Devagar Depressa dos Tempos (2014), Eliza Capai
25 min | Guaribas (PI) | livre para todos os públicos

Guaribas, próximo à Serra das Confusões, no sertão do Piauí: onde o tempo da escravidão ainda é frase no presente, algo começa a mudar. Conversando com mulheres de duas gerações, escutamos como era, como é e como pode ser a vida de quem acaba de cruzar a linha da miséria. De um lado, seca, alcoolismo, violência familiar e fome. Chegada do Estado, renda, educação e autoestima do outro. No embate do que era e do que começa a ser, vislumbramos um tempo de rápidas mudanças no devagar daqueles tempos.

Morte e Vida Severina (2009), Afonso Serpa
55 min | Recife (PE) | 12 anos

A saga de um retirante nordestino que, como tantos brasileiros, viaja do sertão ao litoral em busca de melhores condições de vida. A história de Severino, contada por meio de versos na obra-prima homônima de João Cabral de Melo Neto, foi adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão e é retratada nesta animação 3D. O desenho preserva o texto original e, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, dá vida aos personagens do auto de Natal pernambucano que foi publicado em 1956.

Mostra On-Line, Tema Sertão
quarta 22 de maio a domingo 2 de junho de 2019

Compartilhe