Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

IC em casa: atividades para curtir com as crianças no mês de outubro

Mostra de filmes e animações, espetáculo e oficinas para acompanhar de casa marcam a programação infantil do IC

Publicado em 01/10/2021

Atualizado às 17:44 de 17/08/2022

Libras

Outubro chegou, e com ele um monte de atividades para curtir dentro de casa com as crianças! A programação infantil do Itaú Cultural (IC) traz cinema, teatro e oficinas para brincar e se divertir. Vamos aproveitar juntos?

Cinema em casa

A Itaú Cultural Play – plataforma de streaming focada em produções nacionais – traz uma vasta seleção de filmes para assistir com a criançada. A partir do dia 8, o Espaço Itaú de Cinema apresenta uma curadoria especial de filmes, entre eles Menino maluquinho – o filme e Menino maluquinho 2 – a aventura, baseados na obra do cartunista Ziraldo. Completam a lista os longas Cavalinho azul, Garoto cósmico, Pequenas histórias, Segredo dos diamantes e Tito e os pássaros.

Imagem do filme O menino maluquinho, baseado na obra do cartunista Ziraldo. A imagem mostra uma criança com uma panela na cabeça, como se fosse um chapéu, e um casaco azul por cima de uma camiseta amarelo. O menino faz uma cara de espantado segurando um ovo.
Menino maluquinho, baseado na obra do cartunista Ziraldo (imagem: divulgação)

Na mesma data, serão disponibilizados o desenho Gemini 8 – que conta as aventuras de Marco, um garoto da Terra que está em um planeta distante – e uma nova edição do Cine curtinhas, mostra de curtas-metragens infantis com curadoria do Núcleo de Audiovisual e Literatura do IC.

De 16 a 31 de outubro, a Itaú Cultural Play também recebe uma seleção de filmes da Mostra de cinema infantil de Florianópolis, que celebra 20 anos de história.

Para ver os filmes, é necessário criar seu cadastro gratuito na plataforma. Acesse aqui.

Imagem do desenho animado Gemini 8. Na imagem, um menino negro está tomando café da manhã sentando em uma mesa, com a sua mãe, de pé, ao seu lado.
Gemini 8 conta as aventuras de Marco, um garoto da Terra que está em um planeta distante (imagem: divulgação)

Espetáculos teatrais no Palco virtual

O Coletivo Quizumba apresenta, até 11 de outubro, o espetáculo infantil Canto das águas, que traz os filhos de Ewá contando a história do dia em que eles se perderam na mata com a mãe e quase foram derrotados pela sede. Enquanto isso, Iemanjá, a rainha do mar, ganha um presente dos céus e precisa proteger suas águas da poluição causada pelos seres humanos.

Logo depois, no dia 12, o Coletivo Preto apresenta Boquinha... E assim surgiu o mundo, obra escrita por Lázaro Ramos, que une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas. A história se passa no sótão da casa do menino João Vicente, que encontra uma caixa com pesquisas feitas pelo seu avô escritor.  A peça fica disponível até 24 de outubro. 

Por fim, também no dia 24 de outubro, o musical infantojuvenil Cabelos arrepiados conta a história de cinco crianças que não conseguem dormir. Ao mesmo tempo que enfrentam os efeitos da privação de sono e de sonhos, elas refletem sobre temas como a amizade, o diálogo com os pais e os perigos do consumismo e da destruição do meio ambiente.

Veja aqui ou no nosso canal no YouTube.

Oficinas e brincadeiras para exercitar a criatividade

O IC para crianças já apresentou duas temporadas em 2021. Na primeira, a cantora, percussionista e educadora musical Mairah Rocha ensinou diferentes maneiras de explorar sons e brincar com música.

A segunda temporada, Luz, sombra e ação!, inspirou-se no universo do cinema para brincar com as imagens em movimento, em atividades e criações com materiais que temos em casa. Quem nos levou para essa aventura foi o artista visual e educador Gustavo de Magalhães.

E mais: dez vídeos do IC para crianças

O personagem Joca e a equipe do Educativo do IC prepararam uma coletânea especial com dez vídeos produzidos para o IC para crianças. Vamos rever esses materiais incríveis enquanto nos preparamos para a nova temporada da Expedição brasiliana? Com o tema “A aventura recomeça”, Joca vai trazer muita diversão para curtirmos juntos em casa!

Infâncias plurais

A mostra Infâncias plurais apresenta produções audiovisuais sobre infância e adolescência, democratizando o acesso a conteúdos culturais para a faixa etária de 7 a 14 anos. Os vídeos são lançados semanalmente aqui no site e no YouTube do Itaú Cultural. Acesse aqui.

Compartilhe