Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Atividades Educativas 2

No post anterior, falamos de atividades desenvolvidas para duas exposições bem diferentes. Desta vez, vamos misturar fotografia,...

Publicado em 19/11/2014

Atualizado às 21:02 de 02/08/2018

No post anterior, falamos de atividades desenvolvidas para duas exposições bem diferentes. Desta vez, vamos misturar fotografia, arquitetura e literatura.

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú fez um recorte da produção fotográfica no Brasil na década de 1940. Essas fotos deixavam um pouco de lado o caráter de documento e se preocupavam mais com a composição visual. Na atividade Exercício Moderno, o objetivo era que fotos fossem feitas de maneira que o que estivesse sendo fotografado não fosse reconhecido facilmente. Você encontra exemplos aqui!

Que tal usar uma foto assim como base para criar um padrão visual a partir de formas geométricas e, então, estampá-lo em uma camiseta? Você pode rever o processo de estamparia aqui.

E, caso você não tenha uma câmera fotográfica, em Fotonovela: Sociedade/Classes/Fotografia, ensinamos a construir uma câmara obscura! Você encontra essa atividade aqui.

Falando sobre diferentes modos de observar e registrar o nosso entorno, lembramos também da exposição Oscar Niemeyer – Clássicos e Inéditos, um convite para refletir sobre a cidade. E, para ampliar essa experiência, a atividade Cidade Literária, disponível aqui, propôs a construção de crônicas e poesias.

O que acha de construir câmaras obscuras para olhar a cidade e, a partir desse olhar, escrever um texto, prosa ou verso, sobre o que foi visto?

Essas são algumas possibilidades traçadas por nós, você pode encontrar muitas outras relações entre as atividades.

Experimente e nos conte!

Compartilhe